Em tempos de isolamento social em que, infelizmente, não podemos viajar por aí, o Turismo de Portugal se reinventa. Com isso convida os portugueses e o público internacional a inspirarem-se na Literatura para viajarem pelo país. O intuito é percorrer cidades, aldeias, mares, rios e montanhas, através das histórias e das palavras dos escritores e dos poetas. Legal né?
É tempo de #LerPortugal, é esta a mensagem que transmitem os diferentes suportes da campanha. Uma mensagem que se assume como um estímulo para conhecer mais sobre Portugal. Bem como sua rica Literatura, num tempo em que não se pode viajar fisicamente pelo país.
Assim sendo, com esta campanha, o Turismo de Portugal quer continuar a estar presente e apoiar as pessoas que estão em casa. E assim, segue oferecendo motivos de sonho e de esperança num novo tempo. O convite é para ficar em casa, ler e procurar inspiração na Literatura. Para então, mais tarde conhecer ou reencontrar as paisagens literárias e os locais eleitos por escritores e poetas.
O primeiro filme que foi lançado, põe em diálogo alguns enxertos de obras de Fernando Pessoa, Luís de Camões, Florbela Espanca, Eça de Queiroz, Sofia de Mello Breyner e José Saramago, com uma sugestão impressiva de imagens do país. Numa clara alegoria a um destino que está por detrás das palavras dos seus autores e onde essas palavras são o passaporte para, no futuro próximo, se poder desvendar Portugal.
Esta linha de comunicação terá outras declinações, abrangendo outros escritores e poetas, nacionais e estrangeiros, que se inspiraram em Portugal para criarem as suas obras. E que agora, mais do que nunca, são a inspiração para viajarmos para Portugal, estando em casa.