Dos 30 anos da queda do muro de Berlim aos 150 anos da ópera Wiener Staatsoper em Viena: as duas metrópoles do coração da Europa abordam temas de peso
Mantendo sua cooperação bem-sucedida, na área de turismo, representantes de Berlim e Viena apresentaram suas novidades em turnê conjunta pelo Brasil. O visitBerlin e o Turismo de Viena querem atrair a atenção do público para os dois grandes destinos turísticos do coração da Europa, localizados a uma distância de apenas 1h de avião.
150 anos da ópera Wiener Staatsoper
Em 2019, completa 150 anos a inauguração da casa de ópera da rua Ringstrasse: em 25 de maio de 1869, a Wiener Staatsoper teve sua primeira apresentação com “Don Giovanni”, de Mozart. Para marcar a data, nesse mesmo dia, a Staatsoper comemorará com uma festa e com a estreia da ópera “A mulher sem sombra”, de Richard Strauss.
No dia seguinte, em 26/05, ocorre a festa na praça Herbert-von-Karajan-Platz. O espaço público nos arredores da ópera receberá participações não convencionais de vários cantores e cantoras do elenco das óperas, de convidados, do Balé de Viena, da Orquestra da Staatsoper e de vários outros artistas – com surpresas, inclusive!
30 anos da queda do muro de Berlim
De 4 a 10 de novembro, a capital alemã celebra as três décadas da Revolução Pacífica e da queda do muro de Berlim com um grande festival. Nesse período, a cidade se transformará em um centro de exposições e de eventos ao ar livre sem precedentes. O percurso da revolução de Berlim é narrado ao longo de sete pontos da cidade, que representam acontecimentos históricos importantes dos anos de 1989 e 1990. Na noite de 9 de novembro, que remete a data específica da queda, Berlim servirá de palco para um show que irá unir toda a cidade em um único festival.
EuroPride 2019 em Viena
De 1º a 16/06 e pela segunda vez já, acontece em Viena a EuroPride 2019. Entre as comemorações está uma série de festas e eventos de informação, discussão e cultura – promovendo a igualdade e a tolerância e, ao mesmo tempo, problematizando a homofobia e a marginalização. Inúmeros eventos já estão programados: haverá uma corrida EuroPride, um evento especial na praia, um dia LGBT no zoológico, passeios guiados pelos museus de Viena, noites de filmes e um dia nas piscinas da Schönbrunnerbad em comemoração à EuroPride.
Celebração dos 100 anos da Bauhaus
Uma das escolas de arquitetura, arte, fotografia, teatro e design mais influentes de todo o século 20 celebra em 2019 o seu 100º aniversário: a Bauhaus. Por toda a Alemanha, inúmeros eventos convidam o público para o centenário. A inauguração oficial dos 100 anos ocorreu em janeiro em Berlim, que é frequentemente considerada o berço da Bauhaus. Ao longo de todo o ano, a celebração mostrará as mais diferentes facetas dessa escola e de seu legado.
A exposição “Bauhaus Imaginista”, já apresentada anteriormente em São Paulo, evidencia a influência da Bauhaus sobre correntes modernistas do mundo inteiro. Por sua vez, na “Bauhauswoche Berlin”, organizada de 31 de agosto a 8 de setembro, o visitante poderá vivenciar a aplicação de ideias da Bauhaus em espaços públicos.
Viena para a família
A qualidade de vida de Viena, eleita mais de uma vez a melhor cidade do mundo para se viver, é um destino especialmente atrativo para famílias com crianças. Passeios clássicos, como a roda gigante ou na charrete “Fiaker”, atraem as crianças tanto quanto visita ao Tiergarten Schönbrunn, o mais antigo zoológico do mundo. Várias instituições, entre elas o museu Haus der Musik e o palácio Schönbrunn, contam com programações especiais. Os hotéis também têm ofertas direcionadas a famílias. Como é o caso do famoso Hotel Sacher, com sua programação “Petit Sacher – Sacher Kids”.
Berlim apresenta seu novo centro cultural
Do calendário de eventos desse ano em Berlim, destacam-se o 250º aniversário do mundialmente famoso geógrafo Alexander von Humboldt e a inauguração do prédio que leva o seu nome, o Humboldtforum, no dia 14 de setembro. Com ele, o centro histórico de Berlim ganha um espaço único de arte, cultura, ciência e educação. O local busca sediar o diálogo entre as culturas do mundo, direcionando seu olhar sobre diferentes perspectivas de temas de relevância global, tanto históricos quanto atuais.
O turismo de Berlim e Viena em números
Com 16,5 milhões de pernoites, o turismo de Viena registrou em 2018 um crescimento de 6,3% em relação a 2017, quando tinha alcançado seu recorde anterior. No ano passado, a cidade recebeu 7,5 milhões de visitantes, um aumento de 6,2%. O mês de janeiro de 2019 se mostrou ainda mais dinâmico, com um crescimento de 12,6% no número de visitantes e de 11,8%, no de pernoites. Em 2018, 82% dos pernoites na cidade foram de turistas estrangeiros.
No que se refere ao Brasil, no ano de 2018 como um todo, foi registrada uma ligeira queda de 6,3% nas visitas e de 4,7%, nos pernoites. Ainda assim, com mais de 52.000 visitantes e 132.000 pernoites, o Brasil segue sendo para Viena o maior mercado da América do Sul. Com uma estada média de 2,54 noites, os brasileiros estão entre os viajantes que mais tempo permanecem na cidade.
Já Berlim, no ano de 2018, registrou um novo recorde de pernoites chegando à marca de 32,9 milhões, um crescimento de 5,5%. Deste número, 15,1 milhões de pernoites foram de visitantes estrangeiros – 7,9% a mais que no ano anterior. O número de visitantes também nunca foi tão alto: 13,5 milhões de pessoas visitaram Berlim no ano passado.
Com 65 mil visitantes e 222.150 pernoites, o Brasil é, para Berlim, o mercado mais importante da América do Sul. Depois de um crescimento significativo nos últimos anos, o ano de 2018 teve uma queda no número de visitantes e de pernoites de turistas brasileiros: o número de visitantes diminuiu 7,5%; o de pernoites, 4,2%.
Tanto Berlim quanto Viena contam com excelentes conexões aéreas com o Brasil por meio de várias companhias aéreas, entre elas a Lufthansa, a Swiss, a TAP e a Latam. Saindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro, o turista brasileiro chega a ambas as cidades facilmente, com apenas uma conexão. O trajeto aéreo entre Viena e Berlim dura apenas 1h e é oferecido por inúmeras companhias. Além disso, desde dezembro de 2018 há duas conexões férreas diretas entre as capitais, oferecidas pela Deutsche Bahn (durante o dia) e pelas Österreichische Bundesbahnen (em um trem noturno).