Ícone do site Travelpedia

Vila Don Patto abre parreiral para a colheita de uvas

A temporada de uvas começou na Vila Don Patto. Um ano após a retomada do plantio de uvas não viníferas nas terras do complexo enogastronômico, as frutas já estão a ponto de colheita e consumo. Desde ontem, domingo 20/12, quem visitar a Vila poderá colher diretamente das parreiras uvas dos tipos Niágara branca e rosada, Nubia, Rubi, Isis e Itália. A colheita é acompanhada por funcionários da Vila Don Patto, que orientarão os cortes e os melhores cachos.

“Há 100 anos a minha família plantou a primeira uva aqui em São Roque, e agora, um século depois, retomamos a tradição através do plantio das mudas que se desenvolveram bem e que já estão repletas de cachos e prontas para a colheita.”, conta o diretor da Vila, Túlio Patto. Segundo ele, foi empregada uma técnica de plantio em que as videiras crescem na vertical, ficando apoiadas em fios, permitindo que os frutos nasçam de cima para baixo, formando uma espécie de cobertura natural para a área.

Ao todo, a Vila Don Patto tem 1000 m² de parreiral, e a expetativa é que sejam colhidos de 3 a 4 mil quilos nesta temporada. No momento, as espécies cultivadas são para consumo e fabricação de sucos integrais. “Temos planos de, em breve, ter o plantio de uvas viníferas e retomar a produção de vinhos, renovando a história da minha família.”, explica o executivo.

Café da manhã no parreiral

Já para quem desejar ter uma experiência de imersão, nos finais de semana dos dias 9 e 10/1 e 16 e 17/1, a Vila vai servir um café da manhã colonial, com pães, frutas, iogurte, sucos, café, leite e chocolate, além de bolos e tortas salgadas e petit fours numa estrutura especial montada em frente a área onde ficam as parreiras.

Logo após a refeição, as pessoas serão convidadas a conhecer cada corredor do parreiral munidos de cestas e tesouras para que colham uvas direto nos pés, levando para casa um quilo de uva de sua preferência. Os pacotes já estão disponíveis para reservas e custam R$80,00 por pessoa.

A Vila Don Patto está localizada na Rota do Vinho, em São Roque – cidade a apenas 65 km de São Paulo – e é um destino certo para aqueles que buscam turismo de experiência com gastronomia, compras e lazer, com tudo isso dentro de um complexo de mais de 50 mil m², cercado pelo verde exuberante da Mata Atlântica.

O complexo enogastronômico, que completou 10 anos de funcionamento em 2020, tem menus para os mais variados paladares em seus dois restaurantes, o italiano La Pasta e o Português, além de pratos rápidos no Café e Grelhados, bem como uma Adega com rótulos variados, produtos de empório, massas artesanais produzidas no local e outras delícias. Há também uma Loja de Artesanato para quem desejar levar uma lembrança da Vila ou um mimo para presentear alguém.

Outras atrações são a Sorveteria, em parceria com a marca Quero Quero Sorvetes – referência em gelattos tradicionais e Premium da região -, a uma filial da Maison de La Bière, que fica parte alta do complexo, proporcionando uma vista perfeita para apreciar cervejas de rótulos de vários lugares do mundo, além de produções locais.

Para as crianças, além dos menu infantis e sorvetes disponíveis, há ainda Espaço Kids, em área aberta, com diversos brinquedos para elas.

Fotos: divulgação via Estrela Comunicação
Sair da versão mobile