Em um edifício tombado Patrimônio Histórico e Cultural, o Vila Galé Rio de Janeiro foi concebido a partir da recuperação de um antigo palacete cuja construção original data de 1884 – mais antigo que a icônica Confeitaria Colombo, outro ponto turístico da Cidade Maravilhosa que está próximo do hotel. No passado o prédio já abrigou um hotel, o Magnífico. Depois, na década de 1930, se tornou sede de um colégio, até ser adquirido pela rede e voltar a ser um empreendimento hoteleiro.
Com decoração inspirada no Samba, Bossa Nova e na cultura luso-brasileira, o Vila Galé Rio de Janeiro combina passado e presente, com os prédios históricos mesclados a novas construções. São 292 quartos (15 deles adaptados para pessoas portadoras de deficiências), dois restaurantes, dois bares e um centro de convenções com 8 salas.
As acomodações, divididas em 252 apartamentos standard, 32 de nível superior, 7 suítes júnior e 1 master, sendo estas oito situadas no palácio, contam com ar condicionado, frigobar, TV a cabo, work desk com internet wireless paga, secador de cabelo, cofre eletrônico e camas king size. Algumas ainda podem ser dispostas com uma ou duas camas queen. As suítes superior e master tem banheira de hidromassagem. Tanto nos quartos quanto nas áreas comuns um ponto de Wi-Fi é cortesia.
Na hora de comer, o restaurante Versátil é o principal do hotel, onde é servido café da manhã, almoço e jantar – em regime de buffet. O amplo ambiente prende a atenção graças a belos e coloridos painéis com referências e refrões de grandes nomes da MPB, como Tom Jobim, Chico Buarque, Gilberto Gil, Rita Lee e Jorge Ben Jor.
A outra opção é o à la carte Inevitável com influências mediterrânicas. Este, no entanto funciona apenas à noite e com reserva. Quem só quiser tomar uns bons drinques e petiscar, tem no Bar Vinícius de Moraes o lugar certo. Emblemático, com peças decorativas vintage é dedicado ao poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro. Com vista para um pátio interior e um jardim, é uma ótima ideia para uma happy hour ou um esquenta antes de ir curtir a noite pela Lapa.
Se por si só já não fosse uma ótima opção de hospedagem na Cidade Maravilhosa, o Vila Galé Rio de Janeiro ainda disponibiliza para seus hóspedes o pacote All Inclusive Cultural. Nele, ao valor de R$ 998 está incluso duas diárias para duas pessoas + uma criança de até 12 anos; café da manhã; um jantar; ingressos para o Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã e AquaRio e lanche para degustação durante o passeio.
Um giro pelo centro do Rio
O centro antigo do Rio ainda guarda ícones como a igreja da Candelária, a Cinelândia, a Confeitaria Colombo, o Paço Imperial e o belo Real Gabinete Português de Leitura. Bem como o Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB e o centro cultural e casa de espetáculos Fundição Progresso. Vale ficar atento a agenda de shows!
Se sua viagem for durante o começo do mês, aproveite que, todo primeiro sábado de cada mês a centenária Rua do Lavradio recebe a Feira do Rio Antigo. Ali, em meio aos casarões históricos, bares, antiquários e casas de shows é possível encontrar antiguidades e lembrancinhas.
Mas, guarde energia, e isso vale para todas as noites de sua estadia, pois é a partir da happy hour que começa o burburinho da Lapa. Até que à noite começa o burburinho de fato. Entre as opções mais turísticas estão os bares Rio Scenarium e Carioca de Gema. Difícil vai ser chegar até eles, pois se estiver andando, vai notar que não faltam boas opções para sentar e botecar. Então, divirta-se, e sem moderação! Pois você terá a vantagem de estar hospedado pertinho do agito. Aproveite!
Vila Galé Rio de Janeiro – Rua Riachuelo, 124, vilagale.com. Diárias partir de R$ 248, para duas pessoas (apartamento duplo) e com café da manhã + taxas (10% mais 5% ISS).
.
Fotos do hotel: divulgação
Demais fotos: arquivo pessoal
.