Recentemente o TRAVELPEDIA foi até a estância turística paulista de Águas de Lindóia para conhecer o Villa Di Mantova Resort Hotel – Benessere e Eventi, que esse ano comemora 10 anos. Afinal, os dias frios do inverno pediam um lugar com clima aconchegante para curtir.
Sem ter pesquisado anteriormente sobre o hotel/resort, confesso que fui sem muitas referências. Cheguei em uma sexta-feira à noite, o que não me permitiu vislumbrar o visual. Logo fiz o check-in em um lobby digno de empreendimentos estrelados mundo afora. Ele impressiona. É amplo e bem decorado. Como já estavam me esperando, não demorou muito para receber a chave para o quarto que eu iria desfrutar no final de semana. Aliás, as acomodações são chamadas por lá de “Rifúgios”, em italiano.
Na manhã de sábado acordei cedo, peguei a câmera fotográfica e saí para o café. Ao abrir a porta do quarto tive a primeira surpresa. O dia estava lindo e a paisagem no entorno é o que se pode chamar de estonteante. O resort está instalado em uma área de 1 milhão de metros quadrados, sendo que a maior parte permanece intocada, formando uma espécie de reserva ecológica com bosques, matas e lago.
Boa notícia para quem gosta de acordar tarde, o café da manhã é servido até o meio dia no Allegro Restaurante & Bar, local descontraído com mesas junto à piscina sob uma linda pérgula. No cardápio variado estão diversas opções de pães, bolos e tortas, frutas da estação, geleias, mel, iogurtes, ovos e até deliciosas panquecas e tapiocas.
Depois da refeição matinal saí para uma curta caminhada em meio à natureza e respirar o ar puro das montanhas. Quem tem maior disposição do que eu certamente irá aproveitar melhor as trilhas na mata, além de observar aves e interagir com os animais da fazenda.
A Itália como fonte de inspiração
O Villa Di Mantova é o primeiro resort Benessere, que significa bem-estar e conforto em italiano, do Brasil. Como já deu para perceber, a Itália foi a inspiração para a criação do empreendimento da família Mantovani que tem longa tradição empresarial e política em Águas de Lindóia. Todos os ambientes do hotel têm a elegante atmosfera dos campos da Toscana. E isso não é nenhum exagero já que o resort está rodeado de muitas nascentes da renomada água pura, límpida e mineral que dá nome à cidade, além das lindas paisagens da Serra da Mantiqueira.
A Fazenda Di Mantova onde está inserido o hotel ainda é produtiva e abriga uma fonte ativa de engarrafamento das famosas águas Lyndóia. Há, também, uma antiga olaria e casa de colonos italianos, que foram transformados na Villa Toscana com lago para pesca esportiva, pedalinho, curral e baias de cavalos. Aos sábados, a casa restaurada convida para o café da tarde preparado no fogão à lenha.
Esportes e atividades outdoor
Durante minha caminhada aproveitei para conhecer a Villa Toscana, que é carinhosamente chamada de Fazendinha por estar dentro da Fazenda Di Mantova. Famílias que viajam com crianças correm o risco de não saírem de lá.
Localizada ao lado do hotel, dispõe de atividades que incluem ver a ordenha das vacas aos domingos, curtir os animais soltos por lá, andar de pedalinho, passear a cavalo, pescar no lago e fazer a travessia da “Ponte do Rio que Cai”. Não bastasse tudo isso, a equipe de lazer do resort também relaciona um pacote de brincadeiras tradicionais para as crianças.
Enquanto os pequenos brincam, os adultos podem praticar atividades esportivas como fitness na academia ou jogar futebol, tênis, vôlei de areia, futsal e basquete. Arvorismo e uma parede de escalada desafia o equilíbrio de jovens e adultos.
Como não viajei com crianças e a preguiça me impediu de praticar atividades esportivas, optei por apenas curtir a piscina mediterrânea e relaxar ao sol. Escolhi um lugar ao lado do Incontro Bar, que serve cervejas, drinques e sorvetes. O lugar é também ideal para apreciar o pôr do sol nas montanhas.
Totalmente voltado para famílias, o Villa Di Mantova tem também piscinas climatizadas, aquecidas e uma infantil (também climatizada) com um grande brinquedo – um baldão que despeja águas de tempos em tempos nas crianças. Portanto, não deixe de levar trajes de banho até nos dias mais frios.
Spazio Vivere
Uma das recentes novidades do resort é o amplo espaço de convivência ao lado das atrações infantis, academia e quadras esportivas. A ideia é manter pais e filhos sempre próximos. Foi planejado para que os hóspedes possam viver momentos especiais durante o dia ou noite, faça sol ou chuva.
No Spazio Vivere também são realizadas apresentações de teatro e musicais. O lounge avarandado com cascata convida ao relaxamento e uma boa leitura. Chega a dar vontade de não sair mais dali.
Termas dei Leoni
Para relaxar após as atividades físicas ou apenas ampliar o dolce far niente, nada melhor que aproveitar as Termas dei Leoni, espaço que abrange a maior parte do piso térreo do resort.
O termalismo é mais um exemplo do conceito benessere que rege o Villa Di Mantova. A prática é muito famosa em Águas de Lindóia e significa terapia pela água.
A água pura e límpida jorra das bocas de leões, abastecendo a piscina coberta e a hidro. Todo o ambiente é decorado por requintado trabalho de azulejaria italiana e remete às antigas termas romanas.
O lugar tem piscinas aquecidas, jacuzzi, sauna seca e úmida, sauna inalatória, duchas (escocesa, circular, quente e fria) e salas de massagens. Há, ainda, reconfortantes banhos de imersão, que podem ser usufruídos também à noite e nos dias frios.
Spa Thermal
Oferece tratamentos que incluem o Combinatos Adriano, Trajano e Vespasiano, Rituais de Beleza e Vitalidade, Percurso das Águas, Geoterapia, Shantala, Alizzeo, Toque dos Deuses e Frequência de Brilho. Intimistas, as salas de massagens têm nomes de deusas romanas: Cibele, Diana e Vênus. Nelas também são realizadas terapias faciais, corporais e holísticas. Eu experimentei uma massagem de relaxamento e recomendo. Não percebi o tempo passar e saí novo e pronto para o dia seguinte.
E as crianças não ficam de fora não! No Spa Tutti Frutti elas brincam de se cuidar com os tratamentos Toque de Borboleta (massagem relaxante), Nino (massagem indiana na cabeça, pescoço, ombro e face) e Azul (Reiki infantil).
Os “Rifúgios”
Como já disse no início, os quartos do Villa Di Mantova são chamados de “Rifúgios”. São apenas 64 acomodações, divididas em blocos denominados Buona Brezza, Terazza e Giardino. Todas têm paredes pintadas com cores claras e dispõem de ar condicionado, TV, frigobar e área de maquiagem. A decoração tem detalhes personalizados como os desenhos feitos a mão sobre a cabeceira da cama. Algumas acomodações oferecem vista para as montanhas e outras uma romântica lareira.
Paula Mantovani, diretora do Villa Di Mantova, explica que os “Rifúgios” remetem a uma autêntica vila campestre italiana. “Essa é a ideia. Além do próprio ambiente, queremos oferecer bem-estar e cercar os nossos hóspedes de atenções especiais como estacionamento privativo, abertura de cama com bombons, travesseiros com duas densidades diferentes e amenities exclusivos com fragrância de capim limão entre outros.”
Gastronomia diferenciada
A culinária oferecida no Villa di Mantova é outro item destacado por Paula. “O restaurante Fraterno é o centro das atrações gastronômicas do resort. É lá que são servidos o almoço e o jantar, e onde acontecem os festivais temáticos nos feriados e nas férias. A cozinha é comandada pelo chef Juliano Braz e os pratos servidos privilegiam os sabores brasileiros, italianos e mediterrâneos”, informa.
O chef Braz é um velho conhecido dos paulistanos. É ele quem assina os cardápios dos famosos festivais de camarões e frutos do mar e também os de sopa de cebola realizados semestralmente no Ceasa da capital.
No final de semana que passei no resort o chefe preparou uma deliciosa variedade de pratos que incluiu receitas regionais e outras do melhor da culinária clássica italiana.
Difícil era escolher entre as opções colocadas fartamente à mesa do bufê de saladas, pratos quentes e nas ilhas de massas e de sobremesas. Certeza que voltei para São Paulo um pouquinho mais gordo!
Antes e depois das refeições a dica é dar uma paradinha no Fraterno Italian Bar, integrado ao lobby e ao restaurante Fraterno. Antes para tomar um drinque apreciando a vista para as montanhas e, depois, para um saboroso café espresso bem tirado.
Eventos
Mas o Villa Di Mantova não vive somente para o lazer e bem-estar dos seus hóspedes. Também é lugar de trabalho. Embora pareça impossível trabalhar em um local voltado para o lazer e diversão, o resort dispõe de um completo centro de eventos, o Unione. Dotado de moderna estrutura modular, possibilita a montagem de layout com até oito salas, sendo que a maior delas para até 350 pessoas. Todos os espaços possuem internet Wi-Fi e ar condicionado.
Dicas para a sua viagem
Gostou do Villa Di Mantova? Então clica no link do Booking.com – parceiro do Travelpedia e faça já a sua reserva. É fácil e rápido!
E não esqueça, viaje sempre com um seguro viagem da GTA Global Travel Assistance e fique tranquilo. Com ele você estará protegido em casos de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.