Localizada no coração da Patagônia norte da Argentina, Villa La Angostura é um povoado de montanha rodeado de lagos com águas cristalinas e pela imponente Cordilheira dos Andes. A beleza de suas paisagens e a amabilidade das pessoas encantam os visitantes. Anualmente, a cidade de apenas 15 mil habitantes recebe um grande número de visitantes brasileiros interessados em viver experiências e desfrutar dos seus cenários nevados durante a temporada de inverno – de julho até setembro. Atrativos não faltam e a oferta de atividades é bem grande.
Caminhadas e cavalgadas por trilhas na floresta, visitas aos diferentes pontos históricos e panorâmicos da cidade, passeios guiados à Floresta de Arrayanes e pelo Caminho dos Sete Lagos, navegação no Lago Nahuel Huapi e a prática de esportes de neve exclusivos no centro de esqui Cerro Bayo Ski Boutique com maravilhosas vistas da Cordilheira dos Andes coberta com um gelado manto branco.
Em relação às opções de hospedagem e gastronomia, Villa La Angostura oferece uma grande quantidade de opções de hospedagem caracterizadas pela qualidade e a charmosa arquitetura patagônica. São cerca de 4,5 mil leitos na na cidade, cuja estrutura inclui também uma grande variedade de restaurantes, cervejarias, chocolatarias e casas de chás de excelente qualidade baseados em produtos regionais e locais, para que os visitantes possam desfrutar dos sabores típicos dos Andes.
Curtindo a neve em família
A neve é um fenômeno que deslumbra e apaixona todas as pessoas. Então, que tal descobrir essa aldeia de montanha exclusiva na Patagônia Argentina? Villa La Angostura é um destino que recebe cada vez mais famílias que procuram visitar um lugar acolhedor e amigável. Impossível não se deslumbrar com a beleza dos seus morros e florestas cobertas de neve. Uma das principais atrações na temporada de inverno são as atividades ao ar livre, que vão desde o tradicional boneco de neve até caminhadas, passeios a cavalo, esqui e snowboard.
Cerro Bayo Ski Boutique – Centro de esqui com pistas de diferentes graus de dificuldades e belas vistas panorâmicas do Lago Nahuel Huapi. Lugar ideal para desfrutar de um chocolate quente e pratos saborosos para diminuir o frio nos restaurantes do lugar, além, claro, de praticar esportes de neve como o esqui, snowboard, caminhadas e cavalgadas.
O centenário Bosque de Arrayanes
Villa La Angostura mantém no extremo sudeste da Península de Quetrihué, dentro do Parque Nacional Los Arrayanes, o mundialmente famoso Bosque de Arrayanes, uma grande área protegida com 7 mil quilômetros quadrados onde estão centenas de exemplares de Arrayán (Luma Apiculata) de 300 anos de existência.
O Arrayán é uma espécie nativa caracterizada pela sua bela casca de cor canela, suave e fria ao tato, muito apreciada pelos povos originais que usaram suas folhas e casca para fins medicinais e seus frutos fazer doces.
O Bosque de Arrayanes no inverno é sinônimo de embarcar em um tranquilo passeio pelas águas calmas do Lago Nahuel Huapi – aproximadamente 40 minutos – até chegar às margens do início do circuito, ao longo do qual os visitantes podem caminhar entre arrayanes centenários de até 25 metros de altura.
Para os mais aventureiros, existe a possibilidade de percorrer os 12 quilômetros que separam o Bosque de Arrayanes do início da península, de bicicleta ou a pé, por um caminho rodeado de florestas nativas. A volta pode ser feita da mesma forma ou fazer um trecho em um dos navios que fazem os traslados.
Ampla oferta hoteleira
O encantador povoado montanhoso oferece pousadas acolhedoras e deliciosos sabores dos Andes, que agradam os turistas apaixonados pela sensação alpina oferecida pelas florestas e morros patagônicos. É por isso que a cidade de Villa La Angostura se tornou um crescente destino turístico. Estas características, somadas à oferta hoteleira e gastronômica de excelência, tornam o destino especialmente atrativo para os visitantes.
Uma das principais características de Villa La Angostura é a sua diversificada oferta de hospedagens turísticas para aqueles visitantes que desejam desfrutar de uma estada calma em locais onde a arquitetura alpina de madeira e pedra, os telhados de duas águas e os pitorescos jardins destacam-se em perfeita harmonia com a paisagem. A exclusiva aldeia de montanha é muito mais do que um destino para esportes de inverno.
São meios de hospedagem charmosos que oferecem aos visitantes a possibilidade de relaxar e também descobrir a beleza natural mágica do lugar. As possibilidades de hospedagem são diversas: desde aconchegantes pousadas, cabanas, bed and breakfast, albergues e até sofisticados hotéis boutique 5 estrelas, com serviço de spa e esplêndidas vistas dos lagos Nahuel Huapi ou Correntoso, e outros com belas vistas panorâmicas das florestas e morros que contornam a cidade.
Inesquecíveis sabores da montanha
Os atraentes aromas e sabores patagônicos provaram ser uma marca registrada da gastronomia gourmet de Villa La Angostura. Os pratos são elaborados com produtos locais como cogumelos e frutas, que são geralmente combinadas de forma harmoniosa e saborosa com carnes e peixes como truta, cordeiro patagônico, veado e javali.
A oferta gastronômica de Villa La Angostura também é variada em termos de preços e atende os diferentes perfis dos visitantes. Há desde cervejarias artesanais com um cardápio de hambúrguer, pizzas, tábua de frios e defumados, até restaurantes exclusivos com um sofisticado cardápio gourmet e adega patagônica.
Durante a temporada de neve são realizados eventos gastronômicos em lugares como a estação de esqui de Cerro Bayo, onde destacados chefs nacionais e internacionais preparam pratos exclusivos.
Outra sugestão imperdível para os turistas é experimentar um delicioso chocolate quente tradicional da Patagônia ou saborear infusões quentes acompanhadas de deliciosos bolos, torradas de pão caseiro e doces artesanais em uma velha cabana de madeira, agora convertida em uma casa de chá. Aliás, contam por lá que ela foi uma fonte de inspiração para Walt Disney quando criou o seu famoso filme “Bambi”.
LOCALIZAÇÃO
Villa La Angostura, o exclusivo povoado de montanha, está no sul da província de Neuquén, na margem leste da Cordilheira dos Andes. Está a 82 quilômetros do Aeroporto Internacional de Bariloche – Tenente Luis Candelária e a 130 quilômetros do Aeroporto Chapelco; da cidade de San Martín de los Andes e é a porta de entrada para o Caminho dos Sete Lagos, em um trecho da histórica Rodovia Nacional 40. Também está a apenas 17 quilômetros da fronteira com o Chile.
Informações: visiteangostura.com