Com o setor de viagens e turismo a caminho de uma forte recuperação, a Visa anunciou a publicação do relatório “Tendências emergentes de viagens”. O documento traz informações importantes a respeito das motivações de viagem e preferências de pagamento dos viajantes da América Latina e Caribe (LAC) quando vão ao exterior.
O relatório foi encomendado pela Visa em parceria com a Ipsos. Além disso, revela pequenas diferenças entre os viajantes dos 12 principais países da LAC ao viajar. Bem com o um importante ponto em comum: viajar hoje é mais do que um estilo de vida ou um símbolo de status. Ou seja, é uma recompensa merecida pelo muito que trabalharam ao longo do ano.
Portanto, de modo geral, as viagens internacionais estão mais democráticas e menos restritas a viajantes de alto poder aquisitivo. Além disso, envolvem de três a seis meses de planejamento e poupança.
Viagens para países próximos
Do mesmo modo, a maioria dos viajantes da LAC quer viver experiências memoráveis e os consumidores da região viajam em média 1,9 vez ao ano. Uma das viagens mais comuns, por exemplo, é para países próximos (dentro da região), o que não exige planos muito elaborados e lhes permite relaxar e curtir.
“É emocionante ver o setor de viagens e turismo vivendo um retorno contínuo e acelerado. E um universo mais amplo de consumidores dispostos a viajar. Nosso novo relatório destaca tendências de mercado esclarecedoras que ajudarão a entender melhor as atuais preferências de viagem dos consumidores da LAC. E viabilizar a criação e a customização de ofertas e soluções de viagem que contribuirão para que se aproveite ao máximo os planos de viagem de todos”, disse Lorna Atiles, vice-presidente e head de Cross-Border da Visa América Latina e Caribe.
“Queremos nos manter como uma importante aliada e ajudar a impulsionar as viagens internacionais com nossas perspectivas únicas e excelentes soluções digitais”, conclui.
Principais motivos para viajar
Segundo o relatório, os fatores que mais motivam o consumidor da região ao escolher seus destinos de viagem são:
- 28% dos pesquisados querem viver experiências novas e exóticas, não disponíveis em seu ambiente local.
- 27% preferem criar boas memórias com a família ou os companheiros de viagem.
- 25% querem recarregar as energias desafiando-se a sair da zona de conforto e a viver aventuras.
Principais tipos de viagens
Os principais destinos dos viajantes incluem os seguintes tipos de viagens:
- Viagens relaxantes – Normalmente os viajantes procuram praias ou destinos tropicais onde possam descansar;
- Viagens de compras – Viagens curtas e mais próximas de casa para comprar roupas ou produtos de marcas de alto padrão;
- Viagens culturais ou de descobertas – São viagens longas e caras que exigem planejamento rigoroso e investimentos significativos;
- Viagens para visitar a família;
- Viagens de aventura ou de contato com a natureza.
Os Estados Unidos são um destino mais popular entre mexicanos e dominicanos, enquanto os viajantes sul-americanos, especialmente os argentinos, chilenos e peruanos, preferem passar férias em seu continente.
5 principais pontos de contato na busca de ideias
Ferramentas de busca, mídia social e influenciadores de viagem são determinantes para as decisões de viagem. Os cinco pontos de contato mais importantes são os seguintes:
- Agências de viagem (49%);
- Sites de companhias aéreas (40%);
- Sites de hotéis (38%);
- Agências de viagem físicas (28%);
- Instagram ou ferramentas de busca (28%).
Fase da decisão do orçamento da viagem
Em termos de orçamento, 53% dos viajantes da LAC estabelecem previamente seu orçamento de viagem, que é de US4 4 mil. Em geral, os viajantes não gastam o que não têm. Por outro lado, a pandemia de Covid-19 os ensinou a consumir com mais cautela e a gerenciar o orçamento de viagem com mais inteligência.
Cerca de quatro quintos das despesas de viagem são pagos antes (por exemplo: passagens aéreas, hospedagem, transporte local) e no decorrer da viagem (por exemplo: transporte local, consumo). Por fim, 19% ficam para ser pagas depois da viagem.
Pessoas de todas as partes da LAC sentem a necessidade de ter tudo sob controle, mas alguns viajantes parecem mais tensos do que outros.
- Preocupados – Os argentinos estão no segmento que chamamos de “Preocupados”. Embora viajar ainda seja uma possibilidade, eles temem os efeitos da inflação e da taxa de câmbio e tentarão ser mais rígidos no controle do orçamento e das dívidas.
- Organizados – Os viajantes do Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Peru, Porto Rico e República Dominicana estão no segmento de “Organizados”. Ou seja, são considerados cautelosos ao planejar suas viagens e tentam respeitar ao máximo o orçamento previsto.
- Flexíveis – Já os viajantes do Brasil, México e Panamá estão no segmento de “Flexíveis”. Eles planejam e têm um orçamento para as despesas, mas se deixam levar pelo momento e fazem compras “extras” em troca da experiência certa.
Preferências de pagamento
No quesito “preferências de pagamentos”, para 41% dos viajantes entrevistados, o cartão de crédito é o principal meio de pagamento. Segundo eles, por oferecer facilidade, segurança e controle de gastos.
De fato, os cartões de crédito são os meios mais usados para pagar as diferentes despesas ligadas à viagem. Por exemplo: voos, hospedagem, viagens locais, seguro médico e outras.
Cartões de débito ou dinheiro aparecem em segundo lugar. Eles também pagam compras secundárias (por exemplo: hospedagem, ingressos para eventos) com cartões de crédito para ter mais tranquilidade, acumular pontos no programa de recompensas e garantir pagamentos sem juros.
Para mais informações e detalhes sobre o relatório “Tendências emergentes de viagens”, clique aqui.
Foto do destaque: Ardmapr nl / Unsplash
Veja também: Visa Infinite Lounge e Visa Infinite Fast Pass no GRU Airport.