Portugal é conhecido pelo seu turismo de praia e mais recentemente pelo seu turismo urbano em suas grandes cidades: Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, entre outras. Contudo, o país guarda joias únicas e autênticas por todo o seu interior, especialmente na sua região central. Vamos deixar aqui algumas sugestões de lugares a não deixar de fora do roteiro nessa caixinha de surpresas que é Portugal. Confira!
As 12 aldeias históricas de Portugal
Nos arredores da Serra da Estrela, e próximo da fronteira com a Espanha, se encontra uma série de aldeias muito típicas. Estas foram em grande parte estabelecidas no passado para firmar a ocupação do território e prevenir ocupação espanhola. E permaneceram quase imutáveis ao longo dos tempos.
São 12 no total, e por isso a recomendação é de 3 a 4 dias no roteiro para visitar a todas. As aldeias são: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piodão, Sortelha e Trancoso.
Se não for possível visitar as 12, então faça um esforço para visitar três delas: Piodão, Sertela e Monsanto. A primeira, construída em xisto, devido à sua disposição no terreno, e sobretudo de noite, faz lembrar um belo presépio. Não deixe de visitar enquanto está no Piódão a Foz de Égua, uma propriedade privada, aberta ao público, de beleza única. Já Monsanto e Sertela são duas aldeias graníticas de beleza e autenticidade medieval únicas.
Serra da Estrela
Se turismo de natureza é a sua paixão, então não poderá deixar de visitar a maior área protegida em Portugal, a Serra da Estrela. É também onde podemos encontrar o ponto mais alto do país (na sua zona continental), a Torre, com 1.993 metros de altitude.
Visite também as aldeias de Sabugueiro, Linhares da Beira e a pequena vila de Manteigas, sem esquecer, claro, de provar e se deliciar com a iguaria típica da regiao, o famoso Queijo da Serra. Hummm!
Conventos e mosteiros
A história religiosa do país pode ser muito bem observada no centro. Existe um roteiro que percorre alguns dos mais icônicos monumentos religiosos de Portugal. Começando em direção à costa temos o Convento de Tomar, patrimônio mundial da Unesco, local de templários e mitos. Seguindo para oeste temos o mais recente de todos e local de peregrinação, o Santuário de Fátima.
Continuando há o Mosteiro da Batalha, também patrimônio da Unesco, e exemplo brilhante do estilo gótico manuelino. Por fim, o Mosteiro de Alcobaça, monumento do século 12 e também patrimônio da Unesco. Mesmo que não seja religioso, é um conjunto de monumentos que valem a visita.
Grutas de Mira de Aire
O centro de Portugal é caracterizado por um grande maciço calcário, que por sua natureza é propenso à existência de grutas. Entre as muitas que podem ser visitadas por toda a região, há algumas que merecem destaque, é o caso das grutas de Mira de Aire. Eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, são as maiores grutas turísticas do país. O complexo, de beleza incomparável, conta com 11 km de extensão, porém somente 600 metros podem ser visitados. Inauguradas em 1974, já receberam mais de 6 milhões de visitantes. As visitas são guiadas.