Ícone do site Travelpedia

Voando Copa Airlines até as Bahamas

Boeing 737 MAX9 da Copa Airlines (Foto: divulgação)

Recentemente contei aqui da incrível viagem que tive o prazer de fazer para as Bahamas, no Caribe. Quem perdeu é só clicar aqui. Pois bem, lá mencionei que para chegar até essa porção do paraíso na terra são cerca de 10 horas de voo. No caso a partir do Aeroporto Internacional de São Paulo/ Guarulhos rumo a Nassau/ Paradise Island, a capital do destino. E isso contando a conexão na Cidade do Panamá, onde a Copa Airlines tem o seu hub.

Que, para quem não sabe, não é tido como “Hub das Américas” em vão. A Cidade do Panamá é sede do maior hub de conexões para quem voa para o Caribe, o que torna simples viajar para destinos tão queridos da região, como é o caso das Bahamas. Em tempo, como noticiamos aqui no Travelpedia, no último dia 6, a Copa Airlines fortaleceu sua presença no México, e com isso se consolidou também como uma das líderes em conectividade para o país. Reforçando a posição de Centro de Conexões das Américas no Panamá. Para saber mais é só clicar aqui.

Agora vamos ao que interessa, contar sobre a experiência de voar Copa Airlines rumo ao paraíso. Por ter se tratado de uma press trip, na qual o Travelpedia foi um dos convidados, a passagem ida e volta foi emitida pela própria companhia e enviada por e-mail. Mas, com o código de reserva ou número de bilhete em mãos foi só fazer a reserva dos assentos daqui até a Cidade do Panamá, e de lá até Nassau. Vale ressaltar que, a Copa Airlines disponibiliza o web check-in a partir de 24 a 1 hora antes da partida do voo. Ou seja, dá tempo suficiente de não só garantir seu lugar, como também agilizar esta parte, para chegar no aeroporto e só despachar a bagagem.

O que lhe permite chegar com 2h de antecedência ao aeroporto. E nem tanto por conta de filas no despacho de malas, pois pelo horário não costuma ter, mas pela parte de segurança e setor de passaportes. Apesar que faz tempo que não pego filas nestes dois departamentos. Ainda mais na madrugada. O passaporte com chip facilitou bastante. Porém caso opte por fazer o embarque físico, o recomendável segue sendo sempre 3h de antecedência. E já diz o lema dos viajantes: melhor chegar antes que perder o voo!

A experiência de bordo

O voo de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, partiu 1h30, sim na madrugada, o que não é de todo ruim não. Além de evitar trânsito até Guarulhos, é uma ótima oportunidade para embarcar e apagar a bordo. Não foi meu caso, assisti alguns dos lançamentos do entretenimento. A econômica é até que confortável, mas deve-se levar em consideração que tenho 1,64 de altura, e não ocupo tanto espaço. E, como sempre prefiro corredor, consegui pegar o primeiro assento logo depois da executiva, então é ótimo para esticar as pernas.

A ida é sempre aquela coisa né, um misto de ansiedade e expectativa, então estamos sempre empolgados. O serviço de bordo da econômica é o tradicional da maioria das companhias, e na hora da refeição principal segue o famoso padrão “chicken or pasta” ou “beef or pasta”. Foi-se o tempo em que nessa classe as companhias disponibilizavam as três opções. O staff a bordo foi bem simpático e prestativo, e não foi a primeira vez que voei com a Copa Airlines, já tinha ido com eles até Orlando certa vez e tido a mesma impressão de cordialidade.

O voo decolou praticamente no horário, e assim cumpriu o tempo de chegada na Cidade do Panamá às 6h24, horário local. Vale lembrar que, atualmente, o fuso do Panamá são 2h a menos. Enquanto que em Nassau, 1h a menos em relação ao horário de Brasília. A espera foi curta, já que o voo para Nassau estava marcado para 7h47. E o embarque, assim como em São Paulo, foi rápido. Ainda com uma grata surpresa na hora de embarcar: upgrade!

São apenas 12 lugares na executiva, diferente da econômica que tem 112. Obviamente, além de mais espaço há também muito mais conforto. Graças as poltronas – em couro e reclináveis –, e o menu de refeições. Pena que foi durante a conexão, que era de bem menos horas de voo. Ainda assim, valeu a experiência – e o delicioso omelete!

O Copa Club

A volta foi total de econômica, e as impressões fora as mesmas, porém com a oportunidade de, durante a conexão, usufruir na Cidade do Panamá do Copa Club, o lounge da Copa Airlines, operado juntamente com a United Airlines. Não é dos maiores, nem entre as companhias, nem da própria Copa, são apenas 1.300 m², com capacidade para 290 pessoas. Mas, serve seu propósito, ainda mais que o Wi-Fi é cortesia e tem boa velocidade. E, nos dias atuais, tudo que a gente quer é estar conectado.

Em relação ao ambiente, é bem clean. Há vários assentos, televisões, painéis com informações de voos, um bar e um business center com mesas de trabalho. Dentre as facilidades, além do Wi-Fi, há banheiros, duchas e algumas, mesmo que poucas e sem pratos quentes, opções de comidinhas e bebidas (alcóolicas e não alcóolicas).

O Copa Club é uma vantagem para quem viaja na classe executiva da Copa Airlines, bem como quem viaja nesta classe, e na primeira de empresas da Star Alliance. Além de passageiros PreferMember (membros do programa da Copa Airlines, ConnectMiles, com status Gold, Platinum e Presidential Platinum), passageiros Star Alliance Gold voando em companhias Star Alliance e para portadores do cartão PriorityPass. Também é possível pagar o day use para utilizar o lounge e usufruir das comodidades.

Atualmente, a Copa Airlines, uma das principais companhias aéreas da América Latina, opera rotas para 79 destinos em 32 países na América do Norte, Central, do Sul e no Caribe. Ao longo de 70 anos de operações ininterruptas, converteu o Hub das Américas, localizado no Panamá, no principal centro de conexões de todo o continente. A companhia conta uma das frotas mais jovens e modernas do setor, composta por 100 aeronaves: 80 Boeing 737 Next-Generation e 20 Embraer-190, e pontualidade próxima de 90%, um dos melhores indicadores da indústria.

Membro da Star Alliance, oferece a seus clientes a possibilidade de desfrutar 1.330 aeroportos em 192 países e aproveitar mais de 18.500 voos diários. Além disso, mantém acordos de codeshare com a Air France-KLM, United Airlines, Aeromexico, Iberia, Lufthansa, Turkish, Emirates, Asiana, Avianca, GOL, TAME e Cubana.

Informações e passagens: copa.com

Fotos: divulgação

Sair da versão mobile