Ícone do site Travelpedia

Você sabe o que é, e como usar um metabuscador?

Se você respondeu sim à questão que dá título a esta matéria, parabéns. Pois por mais que a gente viva conectado, não é todo mundo que sabe o que eles são, muito menos como funcionam. Mas mesmo você que se sentiu por fora, talvez já tenha feito uso de um metabuscador ao menos uma vez. Como o nome já indica são ferramentas que fazem uma busca, completa, em vários sites de uma única vez.

Algo que grande parte dos viajantes está bem familiarizado na hora de planejar uma viagem, ainda mais que, convenhamos, não é todo mundo que procura a ajuda de profissionais especializados. Inclusive eu mesma já abordei esse assunto aqui no Travelpedia. Para quem perdeu, é só clicar aqui.

E como todo mundo sabe, viajar demanda planejamento. E nessa hora toda ajuda é bem-vinda, ainda mais se for de inovações tecnológicas que tanto gostamos e fazemos uso. Os smartphones repletos de aplicativos que o digam, não é mesmo? Vai dizer que você não tem vários no seu…

O mercado de turismo online vem crescendo constantemente – 50% das vendas se concentram hoje no online. E muito graças as mudanças de comportamento de consumo que os Millennials (ou a geração Y, aqueles nascidos após 2000) promoveram, que resultaram no surgimento de sites e aplicativos que ajudam nesse planejamento, seja do roteiro, ou mesmo financeiro.

Eis então os metabuscadores, como o brasileiro Voopter, com mais de 2 milhões de usuários por mês utilizando a prática ferramenta. E o colombiano Viajala, que que surgiu em 2013, e, desde 2016, quando chegou ao Brasil, vem ganhando espaço no mercado e hoje está presente em toda a América Latina. São mais de 3 milhões de buscas todos os meses por passagens e hotéis no mundo todo. Ambos são gratuitos!

O acesso a comparadores de preços aumentou mais de 3 vezes de 2014 para 2017. De acordo com estudo da Koddi, viajantes visitam 38 sites de viagens antes da reserva. Por isso existem tantos sites e aplicativos que prometem ajudar.

Mas como eles funcionam? Aqui vai a resposta!

Basta acessar a ferramenta e inserir a origem, o destino desejado e as datas de viagem, seja só ida ou ida e volta. No caso do Viajala, é importante também colocar em “passageiros” o número de pessoas, divididos em adultos, crianças e bebês. A partir desses dados será feita uma busca em várias companhias aéreas e agências de viagens online pelos melhores preços disponíveis.

Prático né? E não para por aí. Ele também filtra as melhores opções, fazendo uma combinação de preço e conveniência (horário do voo, duração, número de escalas, por exemplo), assim o viajante pode realmente planejar o que será melhor para ele.

Nessa primeira parte da busca, há ainda um box, o “sou flexível”, ou seja, se você optar por isso, o metabuscador vai encontrar as melhores opções de voos nas suas datas de preferência, mas também vai mostrar, no topo da tela, resultados de buscas já realizadas anteriormente em um intervalo de 3 dias antes e 3 dias depois das suas escolhas. Além disso é indicado se há, em outra data, uma opção mais barata do que o menor preço encontrado para os dias que você optou para viajar.

Se viável vale sim ser flexível quanto as datas, já que se pode garantir preços muito mais baixos. Além disso, viajar em dias de semana, como terças e quintas, costuma ser mais barato que aos sábados e domingos. E não se esqueça que a antecedência é o segredo. Dados do Viajala mostram que os melhores preços são encontrados de 3 a 5 meses antes da data de viagem. Ou seja, pesquise muito e planeje-se, isso pode significar uma economia considerável.

Melhor preço ou melhor opção?

Depois de ver os resultados, você poderá usar os filtros exibidos e com eles determinar os horários de voos que procura, evitar ou limitar o número de escalas, definir as companhias aéreas que prefere e até a duração da viagem.

Na tela, você pode escolher em qual ordem quer ver as ofertas. Uma delas é pelo melhor preço, mostrando primeiro os voos mais baratos. Enquanto outra ordena as ofertas por melhor opção, ou seja, uma combinação de preços com horários de voos e escalas. Também dá para ordenar por horários de voos e duração da viagem.

Definida a melhor opção basta clicar em “Ver oferta” e o Viajala te direciona para o site para fechar a compra. Pois, para quem não está familiarizado, os metabuscadores não são responsáveis pela parte de comercialização. São uma prática e útil ferramenta de planejamento de viagens totalmente gratuita, sem nenhuma taxa cobrada do viajante para encontrar as melhores ofertas.

Entre os principais parceiros do Viajala no Brasil estão grandes empresas como GOL, Azul, Avianca, Latam, Copa Airlines, Aeromexico, Iberia, Aerolineas Argentinas, Expedia, Booking.com, Almundo, Viajanet, Max Milhas, 123 milhas, CVC, Submarino Viagens, Hurb (antigo Hotel Urbano), Hoteis.com, To Go Travel e Zupper.

Entendido o que é, e seu funcionamento, chegou a hora de acabar com alguns mitos que já enganaram muito viajante por aí. Pois há quem diga que fazer buscas de madrugada ou com o navegador em modo anônimo garante melhores preços. Com o metabuscador isso não acontece, já que a busca é feita em tempo real e sem qualquer acesso a ferramentas de precificação das companhias aéreas ou agências online. E aí, partiu planejar a próxima viagem?

Fotos: Pixabay e reprodução do site Viajala
*Texto criado pela jornalista para o portal Yahoo! e reproduzido aqui
Sair da versão mobile