Ícone do site Travelpedia

Voepass anuncia a venda a MAP Linhas Aéreas para a GOL

A Voepass Linhas Aéreas anunciou a venda da MAP Linhas Aéreas para a GOL, em uma negociação que envolve todas as operações e os 26 slots no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) ainda precisam aprovar a transação

Atualmente a MAP possui uma frota de sete aeronaves modelos ATR 72 e ATR 42, atendendo a 11 destinos na região Norte do Brasil. Todos os voos em operação serão mantidos sem qualquer alteração como malha da própria Voepass.

A venda da MAP é estratégica e representa um movimento de redução do endividamento da Voepass, além de gerar melhora na gestão do caixa. O que permitirá sua recuperação econômica. A operação de compra e venda se baseou na assunção, pela GOL, de compromissos financeiros da MAP.

Fundada em 2011, a MAP é a quinta maior empresa aérea brasileira, com uma frota de aeronaves ATR com 70 assentos que operam em rotas da região amazônica a partir de Aeroporto de Manaus e nas regiões Sul e Sudeste a partir de Congonhas.

A GOL poderá atender novos destinos, conectando a maior cidade da América do Sul com mercados domésticos historicamente sub-ofertados, à medida em que as restrições resultantes da pandemia são reduzidas ou eliminadas.

Principais benefícios para a GOL

Expansão para novas rotas – A companhia pretende oferecer novos destinos e rotas complementares à sua malha atual no Aeroporto de Congonhas, que proporcionarão maior leque de opções de voos e mais conveniência para os clientes.

Maior densidade de oferta de assentos – Além de expandir para novas rotas, a GOL disponibilizará uma oferta de assentos por voo substancialmente maior que a atualmente disponível pela MAP para esses mercados. Os ATRs serão substituídos por aeronaves maiores e mais eficientes, dando continuidade à estratégia regional da companhia, que hoje opera com 23 Boeing 737-700, um modelo que pode ser substituído por outro tipo de aeronave ainda mais eficiente no futuro.

Aperfeiçoando as operações eficientes – Com custos unitários baixos, a GOL oferecerá maior eficiência com essas novas operações em Congonhas. Esses custos menores permitirão que a companhia pratique tarifas mais competitivas em relação aos concorrentes no Brasil, que tipicamente servem esses mercados com aeronaves menores e menos eficientes, provendo benefícios de escala decorrentes das operações da GOL.

Fotos: Divulgação
Sair da versão mobile