Ícone do site Travelpedia

Volgogrado – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 6

Travelpedia está mostrando todas as 11 cidades-sedes da Copa do Mundo FIFA 2018 que será realizado na Rússia, entre 14 de junho e 15 de julho. Para quem é apaixonado por futebol e por viagens trazemos informações sobre os destinos, os jogos e dicas para quem vai viajar para curtir o maior evento esportivo do mundo. A sexta cidade da série é Volgogrado, a mais soviética entre todas as que receberão jogos durante o torneio.

Veja, a seguir, os principais pontos de interesse turístico na cidade.

Volgogrado – Palco da famosa Batalha de Stalingrado

Terra natal da campeoníssima Yelena Isinbayeva, atleta bicampeã olímpica e recordista mundial do salto com vara. A cidade nasceu como Tsarítsin e, em 1925, passou a ser chamada de Stalingrado em homenagem a Josef Stalin, líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Recebeu o nome atual em 1961, oito anos após a morte de Stalin.

Palco da famosa Batalha de Stalingrado, o destino teve relevância estratégica durante a 2ª Guerra Mundial para conter a expansão nazista. O confronto durou 200 dias e vitimou cerca de 2 milhões de pessoas. O imponente monumento Mãe-Pátria no alto do Monte Mamaiev e um museu lembram a batalha. Muitos monumentos e esculturas também remetem ao período histórico que mudou os rumos da humanidade. A arquitetura também chama a atenção no destino.

Memorial de Mamayev Kurgan – Imponente, a necrópole é dividida em seis salas, que contam sobre as grandes batalhas que marcaram a história da cidade. No local estão os restos mortais de 36 mil soldados que perderam a vida defendendo Stalingrado. O destaque do lugar é a estátua da Pátria-Mãe (foto abaixo), erguida no topo da colina em honra aos soldados mortos e de onde se tem uma vista panorâmica de toda Volgogrado.

Museu Panorâmico da Batalha de Stalingrado – Guarda a maior coleção de documentos, artefatos e objetos sobre a Batalha de Stalingrado. Não deixe de visitar a sala do Triunfo, onde estão expostas as bandeiras reais de todas as unidades e tropas envolvidas na batalha. O museu também abriga estátuas de bronze de Rodin e a espada do rei britânico George 6º, oferecida à cidade em 1943.

Casa Pavlov – Localizada no centro da principal praça de Volgogrado (foto abaixo), ganhou fama durante a Batalha de Stalingrado. Durante 58 dias, o edifício foi defendido por apenas 25 soldados. Durante o conflito, uma menina batizada de Zinaída nasceu no local.

Monumento a Lênin – A grande estátua do líder da URSS tem 27 metros de altura e está sobre um pedestal de 30 metros. Tamanha grandiosidade lhe garantiu lugar no Guiness Book – o livro dos recordes.

Aléia dos Heróis – Área onde está a única árvore que sobreviveu à batalha.

Rua da Paz – Primeira rua construída após a guerra. No final dela está o Planetário.

Templo de Louvor a Maria – É uma das igrejas mais visitadas da cidade.

Uma das atrações mais procuradas é o passeio de barco pelo canal que liga os rios Volga e Don (Foto: Pixabay)

Gastronomia – A culinária local recebeu influências de cozinhas de diversas partes do mundo. Entre os pratos típicos estão as espetadas de carne (chachlík) e o frango à Kiev (filé de frango recheado com manteiga e salsinha).

Arena Volgogrado

Arena Volgogrado após a Copa receberá jogos do FC Rotor (Foto: FIFA.com)

Está ao lado do Memorial de Mamayev Kurgan e às margens do Rio Volga. Foi construída ao lado do antigo estádio da cidade. Durante as obras foram encontrados dois corpos de vítimas da guerra, além de 20 minas terrestres colocadas à época das batalhas. Após a Copa, será a casa do FC Rotor. A nova arena terá capacidade para 45,5 mil pessoas e receberá quatro jogos da fase de grupos (veja abaixo).

18/06 – Tunísia x Inglaterra
22/06 – Nigéria x Islândia
25/06 – Arábia Saudita x Egito
28/06 – Japão x Senegal

Serviço

Com mais de 17.098 milhões de quilômetros quadrados, a Rússia é composta por 89 unidades (49 regiões administrativas, 21 repúblicas, 10 áreas autônomas, 6 territórios, 2 cidades autônomas e 1 região autônoma) e faz fronteira com 14 países.

Idioma

Russo (alfabeto cirílico)

Moeda

Rublo Russo

Fusos Horários

O país possui 11 fusos horários diferentes e as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo estão em quatro deles: Caliningrado (+5 horas à frente do Brasil); Moscou, São Petersburgo, Níjni Novgorod, Kazan, Saransk, Rostov, Sochi e Volgogrado (+6 horas); Samara (+7 horas) e Iecaterimburgo (+8 horas).

Visto

Não é necessário para brasileiros.

Clima

A Rússia é conhecida pelas baixíssimas temperaturas durante o rigoroso inverno. Porém, no período da Copa será verão, quando os termômetros marcarão médias em torno dos 25 graus. O calor será maior nas cidades localizadas mais ao sul.

Embaixada do Brasil em Moscou

Ulitsa Bolshaia Nikitskaia, 54 – tels. (007495) 363-0366 e (007495) 960-8148 (plantão consular). Informações: moscou.itamaraty.gov.br/pt-br

Transporte
Estação de metrô em Volgogrado (Foto: Pixabay)

É possível viajar entre as cidades de trem ou de avião. Moscou e São Petersburgo são ligadas por um trem-bala que percorre a distância entre elas em cerca de 4 horas. Caso sua opção seja alugar um carro para os deslocamentos, terá que tomar algumas providências antes de sair dirigindo. A carteira de motorista brasileira é aceita na Rússia, porém tem que ser traduzida para o russo e autenticada em consulados no Brasil. Outra alternativa é ter uma carteira de habilitação internacional.

Onde Ficar

Volgogrado oferece boas opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Graças à Copa do Mundo a cidade recebeu 11 novos hotéis.

O que comer

A gastronomia russa é saudável e repleta de sabores. Entre os principais pratos típicos estão os seguintes:

Borscht – sopa de beterraba e tomate

Solyanka – sopa picante e cremosa preparada com carne, peixe ou cogumelos

Stroganov – cubos de carne bovina com molho de creme de leite (foto ao lado)

Pelmeni – bolinhos de massa recheada com carne moída

Blini – panqueca recheada com creme de leite, geleia, mel, caviar, salmão defumado, cogumelos, queijo cottage, carne moída ou repolho

Salada Olivier/Salada Russa – batata cozida, maionese, ervilha, pepino em conserva, cebola, ovo e cenoura (foto ao lado)

Kotleti – bolinho de carne

Shashlyk (kebab) – espetos de carne

Kholodets – gelatina de carne

Goluptsi – charutinho de repolho

Draniki – panqueca de batata servida com creme de leite azedo

Kulebjaka – torta recheada com salmão, carnes ou vegetais

Frango à Kiev – peito de frango desossado e recheado

Pirozhki – pastéis recheados com batatas, carne, repolho ou queijo

Não deixe de provar o autêntico caviar (foto ao lado) preto ou vermelho, muito comum e barato no país; a verdadeira vodka e a cerveja báltica.

Como Chegar

Não há voos diretos entre o Brasil e a Rússia. As principais companhias aéreas europeias, americanas e dos Emirados Árabes voam para Moscou com uma conexão.

Pacotes Turísticos

Agaxtur 

CVC 

MMTGapnet 

Stella Barros

55Destinos

Fotos: Pixabay
MATÉRIAS RELACIONADAS
Sochi – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 1
Kazan – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 2
Caliningrado – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 3
Níjni Novgorod – Brasil em busca do hexa na Copa do Mundo da Rússia – Parte 4
Sair da versão mobile