Ícone do site Travelpedia

Washington, DC: Conheça as principais atrações!

A poderosa capital dos Estados Unidos surpreende pela sucessão de agradáveis surpresas. Washington, DC foge completamente do estereótipo imaginado para o mais poderoso país do mundo. A cidade transborda energia e apresenta ampla variedade cultural que atrai turistas do mundo inteiro.

A generosa oferta cultural e de entretenimento é expressa em centenas de locais de visitação – pagas ou gratuitas -, entre museus, galerias de arte e bairros que se caracterizam pela agitação musical e ótimas opções gastronômicas, como Georgetown, Old Town Alexandria, Adams-Morgan e Dupont Circle.

O Distrito de Columbia concentra monumentos e mais de 70 museus da mais elevada qualidade e conteúdo. E tem de tudo um pouco, de história a tecnologia, das indústrias às artes. Confira os principais pontos de interesse turístico na cidade:

NATIONAL MALL

É o ponto de partida para as descobertas. O monumental eixo com uma bela esplanada tem mais de 1,2 milhão de metros quadrados. Lá estão os principais monumentos, memoriais e museus da cidade.

A grande área do parque abrange desde o Capitólio até o Monumento a Washington, entre as avenidas Independência e da Constituição. Lá estão também o Lincoln Memorial, Franklin Delano Roosevelt Memorial, Memorial dos Veteranos da Guerra da Coreia, Martin Luther King Memorial, Thomas Jefferson Memorial, Memorial dos Veteranos da Guerra do Vietnã (foto à direita) e Memorial da Segunda Guerra Mundial (foto acima), além dos museus do complexo Smithsonian – National Air and Space, Museu Nacional de Arte Africana, Museu Nacional do Índio Americano, Museu Nacional de História Americana, Museu Nacional de História Natural, Museu Hirshhorn e Jardim das Esculturas, Galeria Nacional de Arte, Galeria Renwick e o Jardim Botânico.

CAPITÓLIO

O conhecido prédio do Congresso dos EUA está localizado em uma das extremidades do National Mall. Ele marca a paisagem da cidade por causa do seu imponente Domo e pode ser visitado diariamente em tours oficiais de 45 minutos cada. Como a procura é grande, as visitas devem ser agendadas antecipadamente diretamente no site oficial – visitthecapitol.gov . O tour não inclui acesso aos salões da Câmara e do Senado. O prédio da Suprema Corte fica nos fundos e também pode ser visitado.

BIBLIOTECA DO CONGRESSO

Sala de leitura da Biblioteca do Congresso tem um domo de 48 metros de altura (Foto: Pixabay)

Uma vez no Capitólio, aproveite a passagem subterrânea que leva até essa imensa biblioteca, que reúne o maior acervo do mundo com mais de 158 milhões de exemplares. Entre tantas preciosidades estão as bíblias de Gutenberg e a Gigante de Mainz, o primeiro mapa a citar a América e a coleção original de Thomas Jefferson. O prédio em estilo renascentista impressiona. São muitos os salões, mas não deixe de conhecer a sala de leitura. Gigantesca, ela tem um domo de 48 metros de altura com colunas e estátuas em toda volta.

LINCOLN MEMORIAL

Localizado na outra extremidade, foi erguido em homenagem ao ex-presidente dos EUA. Totalmente construído em mármore branco, possui 36 colunas romanas ladeando a estátua de Abrahan Lincoln, o décimo sexto presidente americano que colocou fim à guerra de Secessão.

Com quase seis metros de altura e 175 toneladas, atrai milhares de visitantes diariamente. Inaugurado em 1922, lembra muito um templo grego. Foi lá que, em 1963, Martin Luther King proferiu o histórico discurso “I have a Dream”. À noite, a iluminação especial deixa o local ainda mais bonito. Do lado de fora, um grande calçadão com vista para o espelho d’água reúne turistas e famílias, principalmente no verão.

MONUMENTO A WASHINGTON

O imponente obelisco homenageia o primeiro presidente do país é um dos símbolos da capital dos EUA. Tem 169,3 metros de altura e no seu interior funciona um museu que conta a história da sua construção, que começou em 1848. A visitação acontece diariamente das 9h às 17h. No verão, o horário se estende até as 22h. A entrada é franca.

INSTITUTO SMITHSONIAN

Entre os museus, destaque para os 19 que integram o maior complexo do gênero no mundo. Grande parte deles estão ao longo do National Mall. O movimento começou com o cientista britânico James Smithson, que jamais visitou os EUA. Ele deixou uma milionária herança para seu filho para ser utilizada em uma instituição denominada Smithsonian, dedicada à busca do saber e ampliação dos conhecimentos.

Como dá para perceber é necessário muito tempo para visitar e conhecer todos os museus. Assim, eleja os que mais lhe interessam e aproveite. A seguir, sugiro três interessantíssimas opções:

MUSEU NACIONAL DO AR E DO ESPAÇO

Maior museu aeroespacial do planeta, recebe anualmente cerca de 10 milhões de visitantes. Possui o maior acervo de aeronaves e naves espaciais do mundo. Muitas delas estão penduradas no teto. Entre as estrelas do lugar despontam o Spirit de Saint Louis, de Lindenbergh, o Flyer, dos irmãos Wright, e um módulo lunar do programa Apollo. Há, também, sondas, foguetes, satélites, meteoritos e até um pedaço de rocha lunar que pode ser tocada pelos visitantes.

NATIONAL GALLERY OF ART

Imperdível para os amantes das artes. Seu acervo não fica devendo nada ao famoso Metropolitan, de Nova York. Em suas galerias estão obras de Van Gogh, Salvador Dalí, Cézanne, Gauguin, Monet, Manet, entre outros mestres.

MUSEU NACIONAL DE ARTE AFRICANA

Localizado no jardim do Castelo Smithsonian, reúne o maior acervo dos EUA sobre a arte africana. Entre os muitos artefatos em exposição estão vestimentas, joias, máscaras, esculturas e pinturas de todas as partes da África.

MUSEU DA ESPIONAGEM

Mostra as engrenagens da espionagem através dos tempos. Em seu acervo estão objetos utilizados por espiões do mundo real e da ficção, como câmeras, armas e até um carro utilizado pelo agente secreto 007. Também revela interessantes segredos da CIA, KGB, FBI e outros do mesmo naipe. É bem curioso.

NEWSEUM

Presta importante homenagem à liberdade de imprensa. Os fatos mais relevantes para os EUA e para o mundo estão apresentados através de notícias mostradas de maneira interativa em seus sete andares. Logo à entrada estão fotografias que receberam o prêmio Pulitzer. Os visitantes também encontrarão restos do World Trade Center, pedaços do muro de Berlim, 35 mil capas de jornais de cinco séculos, equipamentos usados por jornalistas e até um estúdio de TV. Oferece mostras permanentes e outras especiais. Há tanta coisa para ver que o ingresso vale para dois dias.

CASA BRANCA

Centro do poder do mundo e casa do presidente americano. Como não poderia ser diferente, é um dos locais mais visitados pelos turistas em Washington, DC. Ruas e praças no entorno estão fechadas aos carros por questões de segurança, mas a pé ou de bicicleta dá para chegar bem próximo das grades que cercam a residência.

Atualmente as visitas ao seu interior estão suspensas, embora no passado esses tours eram comuns. Mas há um centro de visitantes com uma exposição que conta a história da icônica White House. Entre elas a do incêndio no século 19, que atingiu o prédio. Foi reformada e ganhou pintura branca para esconder os efeitos das chamas. A partir daí o antigo Palácio Presidencial mudou de nome.

CEMITÉRIO NACIONAL DE ARLINGTON

Localizado em Arlington, vizinho aos prédios do Pentágono, o cemitério guarda os restos mortais de mais de 300 mil militares – a maioria ex-combatentes – e seus familiares enterrados no local.

Mausoléu do Soldado Desconhecido (Fotos: Pixabay)

O túmulo mais visitado é o do presidente americano John Kennedy. Destaque também para o Mausoléu do Soldado Desconhecido, onde estão os restos mortais de três soldados não identificados e que participaram da I Guerra Mundial, Guerra da Coreia e II Guerra Mundial.

Vale à pena assistir a troca dos guardas que garantem a segurança do local que acontece diariamente de hora em hora. O acesso ao local é através da Arlington Memorial Bridge, ponte que separa o Distrito Federal do estado da Virginia.

ARTE AO AR LIVRE E DISTRITOS HISTÓRICOS

O giro pela capital do país mais poderoso do mundo reserva muitas outras possibilidades. Tudo depende do tempo disponível e também da época do ano.

JARDIM DAS ESCULTURAS

Nos dias mais quentes vale muito à pena conhecer e curtir despreocupadamente as obras de arte ao ar livre. Ele não é muito grande, mas oferece tudo o que se espera de um espaço público. Além disso, tem um coreto onde músicos tocam jazz para o deleite dos visitantes, que se esparramam pelos gramados em alegres piqueniques regados a sangria. Crianças e adultos aproveitam o chafariz para se refrescar no calor. Alheios a tudo isso, casais de namorados trocam juras de amor sob as lindas cerejeiras floridas. Uma festa!

ROCK CREEK PARK

Outra agradável opção. Parque nacional localizado bem no meio da cidade com mais de 50 quilômetros de trilhas para caminhadas, planetário, campo de golfe, passeios a cavalo, playgrounds e um centro de passeios de barco que oferece aulas e aluguel de canoa, caiaque e veleiros pequenos.

GEORGETOWN

Georgetown tem bons restaurantes e interessantes opções para as compras (Foto: Pixabay)

O distrito histórico parece que parou no tempo. Um charme as suas ruas de paralelepípedos, casas com tijolos aparentes e postes enfeitados com floreiras. O Waterfront Park é uma área muito agradável e bastante procurada pelos praticantes de stand up paddle e canoagem. Uma pequena loja vende os cupcakes que são considerados os melhores do mundo.

OLD TOWN ALEXANDRIA

Por fim, o local de nascimento de George Washington. O cenário é encantador. Esse distrito histórico também tem prédios de tijolos aparentes dos séculos 18 e 19. Além disso, é muito procurado por causa dos diversos e bons restaurantes situados em uma mesma rua.

O jornalista Roberto Maia viajou a convite do Destination DC e contou com o apoio do Kimpton Mason & Rook Hotel e a proteção do seguro-viagem GTA – Global Travel Assistance.
MAIS INFORMAÇÕES TURÍSTICAS – washington.org  |  dc.gov
Fotos: Roberto  Maia, Pixabay e washington.org (destaque) 
MATÉRIAS RELACIONADAS
Washington, DC: a poderosa, linda e surpreendente capital dos EUA!
Newseum, em Washington, é um museu dedicado ao jornalismo
Cidade de Alexandria celebra o aniversário de George Washington
Verão animado em Washington, DC: confira 11 bares em rooftops

 

Sair da versão mobile