Infelizmente como consequência da pandemia, dados do Google apontaram uma alta de 98% nas buscas sobre termos associados a transtornos mentais durante o ano de 2020. A pergunta “como lidar com ansiedade” cresceu 33% em relação a 2019 e bateu recorde de interesse na última década.
Além disso, entre as três perguntas mais buscadas em 2020 com a expressão “como lidar”, duas delas estão relacionadas à ansiedade e depressão. Um outro levantamento da consultoria Conversion mostrou também que 73% dos 400 brasileiros entrevistados foram emocionalmente impactados pelo isolamento social. O estresse foi o mais indicado por eles (42,5%), seguido por tédio (41,5%) e crise de ansiedade (33%).
Diante desse momento difícil, como lidar com esses sentimentos ruins sem deixar que eles afetem a saúde mental em pleno isolamento social? Veja cinco dicas de como deixar a rotina da quarentena mais leve e equilibrada:
1. Exercite-se » Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo mostrou que 3 a cada 10 pessoas têm depressão por conta da falta de exercícios na pandemia. Na pesquisa, realizada com 1.110 mulheres e 743 homens de todo o Brasil, os pesquisadores descobriram que 30% dos participantes apresentaram sintomas de depressão de grau moderado a grave. E 23,3% sintomas de ansiedade de grau moderado a grave. Antes da quarentena, 69% desses voluntários eram classificados como muito ativos, contra somente 39% durante a pandemia.
Fato é que a endorfina, liberada com a prática do exercício físico, ajuda a aliviar o estresse, a tensão e a ansiedade e, consequentemente, traz a sensação de bem-estar. Evite se forçar a fazer alguma atividade física que não goste e procure exercícios que façam com que se sinta bem. Com o isolamento social, não faltam exercícios para fazer em casa por vídeo. Outra sugestão é agendar um horário com um educador físico à distância que poderá passar um treino ideal para o que você procura.
2. Faça uma happy hour virtual » Busque a presença das pessoas que você gosta ainda que à distância e faça ligações em vídeo com os amigos e a família. Para acompanhar esse momento, Ousadia Drink é uma ótima pedida. A bebida à base de vodca ganhou versões exclusivas “Candy Colors” de maracujá, iogurte, pedacinho do céu (tutti frutti) e maçã verde. Outra opção de drinque, e que ainda é uma opção bem refrescante, é a SYN Ice, vodca gaseificada da Arbor Brasil, que agora também está disponível no sabor kiwi. Que tal ainda fazer um jogo de mímicas a la Imagem & Ação? Sim, é possível sim se divertir muito mesmo longe fisicamente de quem você ama!
4. Leia um livro » Há quanto tempo você não lê um livro inteiro? Tem passado mais tempo nas redes sociais, vendo filmes e séries do que lendo sim ou com certeza? Segundo a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. O levantamento, feito pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, mostrou também que apenas pouco mais da metade dos brasileiros têm hábitos de leitura: 52% (o equivalente a 100,1 milhões de pessoas).
Então saia desse percentual de brasileiros que não lê e busque uma obra que preencha suas horas de forma que nem perceba o tempo passar. Aliás, aqui no TRAVELPEDIA mesmo já demos boas dicas para inspirar a próxima viagem, claro, quando viável. Inclusive, se a ideia é viajar ainda que sem sair de casa, que tal se divertir com as aventuras do primeiro brasileiro a percorrer a América do Ushuaia, na Argentina, ao Alasca, no Canadá, a cavalo com o livro “Cavaleiro das Américas – Rumo ao Fim do Mundo”? Haja coragem!
4. Permita-se fazer futilidades » Muitas pessoas, por estarem trabalhando em home office, acabam cumprindo muito mais horas do que deveriam. Mas não dá para viver só de acordar, comer, ir trabalhar e dormir. O trabalho deve ser só uma parte da sua vida e não a principal. Por isso, quando não estiver trabalhando, faça coisas divertidas ainda que você considere que não tem tempo para futilidades. Desligue a mente. Assista a algum programa bobo, mas que prenda a atenção. Não se obrigue a estar o tempo todo fazendo apenas tarefas que considere úteis. Permita-se fazer nada nas horas vagas.
5. Renove o ambiente da sua casa » Um levantamento da Anamaco, entidade que representa os comerciantes de Materiais de Construção, apontou que o grupo de produtos que registrou maior procura em 2020, com a quarentena, foi o de revestimentos cerâmicos, com crescimento de 68% nas vendas. Depois, vieram os materiais básicos, como brita e cimento, com 58% de crescimento, seguidos de itens hidráulicos (49%), pintura (47%) e material elétrico (41%). “A venda de itens dos setores de construção, decoração e escritório cresceu muito na pandemia. Já que as pessoas estão ficando muito mais tempo em casa do que o normal. Com isso, começam a reparar mais nos ambientes e daí surge a vontade de fazer reformas e redecorar, além de tornar os espaços mais confortáveis.”, explica o especialista em e-commerce e sócio da multinacional Vtex, Felipe Dellacqua.