Ícone do site Travelpedia

Zanzibar, a linda e exótica ilha de Freddie Mercury

Famosa por ser dos melhores destinos para safáris na África, a Tanzânia também é conhecida por seus belos cenários naturais. Entre os destaques estão as lindas praias de Zanzibar e a montanha mais alta de todo continente, o monte Kilimanjaro. Em 1964, o país surgiu da fusão entre Tanganica e Zanzibar, que se uniram e formaram a República Federativa da Tanzânia.

Mas vamos falar apenas da bonita e exótica Zanzibar, ilha que mesmo que não tivesse sido privilegiada pela natureza, seria conhecida por ser a terra onde nasceu Freddie Mercury, o insuperável e saudoso vocalista da banda Queen.

Arquipélago do Oceano Índico com apenas duas ilhas e ilhotas na costa Nordeste da Tanzânia – Zanzibar e Pemba -, são separadas do continente pelo canal de Zanzibar.

Zanzibar tem atrativos naturais incríveis, apesar de menos conhecida turisticamente que as vizinhas Ilhas Maurício. Vale destacar as praias de águas cristalinas e mornas, que estão entre as mais cenográficas do mundo. Elas lembram muito o Caribe por causa da coloração azul-turquesa do mar. Grande piscinas naturais rasinhas são formadas pelos recifes de corais. Verdadeiro paraíso para os amantes de mergulho e kitesurf. Passeios de barco levam às ilhas próximas de Chapwani e Prison Island.

A Nungwi Peninsular é uma das praias mais procuradas no destino e onde estão resorts de qualidade, uma fábrica de barcos e um aquário de tartarugas. A quase intocada Nakupenda tem areia branca e águas cristalinas. Já a Mangapwani é a mais remota e, por isso, também a mais tranquila. Palmeiras enfeitam o local criando a atmosfera perfeita para quem quer apenas descansar.

Zanzibar tem mais de 95% de população muçulmana, porém convive de maneira tranquila com os costumes ocidentais. É comum ver mulheres trajando burcas e turistas de biquínis caminhando pelas areias das praias. A ilha é dividida em duas partes e separadas por uma grande rua, a Creek Road. A oeste está a Cidade de Pedra e a leste as áreas mais novas conhecidas como Ng’ambo com modernos bairros de classe média.

Patrimônio da Humanidade da Unesco

Stone Town (Cidade de Pedra) é a cidade principal, no centro da ilha de Zanzibar. Por ser a parte mais antiga, tem vários locais de interesse histórico e monumentos. Entre eles Beit el-Ajaib, um palácio construído por um sultão em 1883 e que atualmente funciona como um museu; o Antigo Forte, construído sobre as fundações de uma igreja portuguesa; e a Catedral de Cristo (anglicana), erguida em 1870 no local onde funcionou um grande mercado de escravos.

Tesouro declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Stone Town é o núcleo histórico da cidade e antiga capital do Sultanato de Zanzibar. Localizada na cidade de Zanzibar – capital do estado de mesmo nome-, ela guarda séculos de história.

Em suas ruas estreitas estão mercados, lojinhas, museus, restaurantes e mesquitas. Casas antigas com pesadas portas de madeira entalhadas em estilo indiano e prédio coloniais guardam recordações de um passado que sofreu influências de diversos povos dominadores: Índia, Pérsia, China, Portugal, Grã-Bretanha e árabes. Tamanha mistura resultou em uma cultura swahili única entre o povo Bantu, que é a população local.

A Cidade de Pedra também abriga um antigo palácio, uma casa de banho persa, uma mansão de pedra de coral e varandas de lattice e até uma escola onde crianças aprendem os ensinamentos do Alcorão, o livro sagrado do Islã. A maioria das edificações foram construídas no século 19, período em que a lugar era um dos mais importantes centros comerciais do Oceano Índico.

O roteiro de atrações turísticas inclui ainda a Casa do Sonho, que foi construída em 1883 e usada como salão de festas para antigos sultões e que tem canhões portugueses do século 16; o templo hindi Shakti, uma casa religiosa que presta homenagens aos deuses indianos; a Catedral de São José (católica romana); o Mercado Municipal, a Casa da Paz e as ruínas do antigo Forte Árabe ou Forte Omani.

Os sabores da Spice Island

Zanzibar tem um povo hospitaleiro e uma culinária exótica de dar água na boca. Os pratos típicos têm forte influência árabe, portuguesa e indiana, além da presença constante de frutos do mar. O Mercado de Frutos do Mar é uma ótima opção para as refeições e ponto de encontro de turistas no final da tarde.

Especiarias dão à gastronomia da ilha aromas perfumados que deixam os visitantes inebriados e aumentam a vontade de comer. Zanzibar também é conhecida como Spice Island por produzir temperos como baunilha, noz-moscada, pimenta, açafrão, canela, cardamomo, gengibre e cravo, entre outros. Quem quiser conhecer mais pode contratar o spice tour até as fazendas para ver de perto como é o cultivo das especiarias.

Serviço

IdiomaSwahili (Suaíli) é a oficial, mas o inglês é amplamente falado.

MoedaXelim Tanzaniano

VistoNecessário para cidadãos brasileiros e pode ser adquirido na chegada no aeroporto. Basta preencher um formulário e pagar uma taxa.

Fuso horárioMais 6 horas em relação ao horário de Brasília.

SaúdeExigido a carteira internacional de vacinação contra a febre amarela.

ClimaOs meses de junho a outubro (período de seca) são os melhores para visitar o país, quando a temperatura oscila entre 25 e 28 graus. No verão (dezembro a março) o calor é forte podendo chegar a 35 graus. Evite o período de chuvas (abril, maio e novembro).

Consulado do Brasil na TanzâniaPlot 254, Toure Drive – Coco Plaza Office, 2º andar – Msasani Peninsula – Dar es Salam. Telefones: (+255) 22 2602660 e 763 340 205. Atendimento: segunda a sexta, das 9h30 às 14h30. Informações: daressalam.itamaraty.gov.br/pt-br/

Como chegar – O Aeroporto Internacional Abeid Amani Karume está a pouco mais de cinco quilômetros ao sul de Zanzibar, na ilha de Unguja. Outra opção é voar para o Aeroporto Internacional Julius Nyerere em Dar es Salaam, no continente, e pegar a balsa para Unguja.

Onde ficarNa Tanzânia os visitantes têm grande variedade de opções de acomodações – inclusive lodges luxuosos. Em Zanzibar, os principais hotéis ficam na região Norte, enquanto na costa Leste estão os menores e os mais exclusivos. Na Cidade de Pedra a hospedagem tem qualidade e com preços baixos. Bons hotéis acessíveis estão na região de Shangani.

TransportesA melhor opção para circular pela ilha são os táxis ou os motoristas indicados pelos hotéis. Apesar de mais caros valem pelo custo-benefício.

Dicas

Informações: tanzaniatouristboard.go.tz

Texto: Tino Simões
Fotos: Pixabay
Sair da versão mobile