Ícone do site Travelpedia

Zoológico de São Paulo quer triplicar o número de visitantes

Foto: Zoo SP/divulgação

Desde que a nova gestora, a Concessionária Reserva Paulista, assumiu a administração do Zoológico, Jardim Botânico e Zoo Safári de São Paulo, em dezembro de 2021, os parques, localizados dentro do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), na zona sul da capital paulista, iniciaram uma nova fase.

O plano de investimentos é robusto e o objetivo é triplicar o número de visitantes ao ano. Serão R$ 300 milhões em investimentos nos próximos cinco anos, destinados a melhorias e grandes reformas estruturais que, quando finalizadas, posicionarão o Zoológico, o Jardim Botânico e o Zoo Safári, entre os cinco melhores de suas categorias, no mundo. Em termos de estratégia de mercado, além da venda online, a primeira grande novidade é anúncio de parcerias inéditas com a CVC e a Azul Viagens.

O Consórcio Reserva Paulista irá administrar os parques durante 30 anos e prevê cinco anos para que todas as obras de melhorias sejam entregues. Entretanto, muitas mudanças já podem ser observadas. Entre elas a possibilidade de comprar ingressos online através do site.

Segundo Heraldo Evans, sócio gestor da Concessionária Reserva Paulista, haverá uma única entrada para os três parques, no Zoológico os animais serão divididos em biomas e o novo Zoo Safári será inaugurado em dezembro.

“Nossos esforços e investimentos são para melhorar a infraestrutura, os serviços, e aumentar o número de visitantes, de um, para três milhões ao ano, até 2025. O Zoo de SP já é o maior do território com cerca de 1,5 milhão de metros quadrados. Nosso Jardim Botânico reúne nascentes e dezenas de milhares de coleções nativas da Mata Atlântica e outras espécies exóticas. O Zoo Safári já está recebendo melhorias e será reconhecido, em breve, pela nova proposta, na qual são as pessoas que ficam ‘presas’. Haverá carros estilizados, do Zoo Safári, que serão utilizados no trajeto do novo passeio. Com todo sistema operacional e a compra de ingressos, online, a experiência será positiva, do início ao fim”, afirma Evans.

Jardim Botânico

Fundado em 1928, o Jardim Botânico de São Paulo possui cerca de 360 mil metros quadrados, espaço que abriga um orquidário (que será totalmente reformado), um museu (que já reabriu) e mais de 380 espécies diferentes de árvores e animais como os tucanos-de-bico-verde, preguiças e bugios.

“Temos, nos 300 hectares do PEFI, mais diversidade do que muitos países inteiros. E 2022 é o ano do bicentenário da República do Brasil. Poucas pessoas sabem que é possível conhecer uma das nascentes que formam o Riacho do Ipiranga, no Jardim Botânico, por meio de uma trilha suspensa, em meio à mata Atlântica, que será reaberta em maio”, revela Evans.

Parque zoológico

Inaugurado em 1958, o Zoológico de São Paulo é o maior do Brasil e abriga mais de 3,2 mil animais. Atualmente, é o quarto maior do mundo e, segundo os usuários do TripAdvisor, é o quinto melhor zoo da América Latina.

Internamente produz rações variadas para a alimentação dos animais. Há, também, uma creche para filhotes rejeitados pelas mães, chocadeiras elétricas e sala de incubação para ovos de aves e répteis. Uma biblioteca de mais de 4 mil volumes é aberta ao público.

Foi a primeira instituição brasileira a propor e participar de diversos programas de recuperação de espécies brasileiras seriamente ameaçadas de extinção, tais como os micos-leões, arara-azul-de-lear e ararinhas-azuis, entre outros animais silvestres e exóticos do Brasil e do mundo.

Para quem não tem veículo próprio, o Zoo de São Paulo dispõe de transporte especial, o Zootur, a partir da estação Jabaquara do metrô (linha 1/Azul).

Mundo dos Dinossauros – Vale lembrar que o Zoo de São Paulo abriga, também, o parque Mundo dos Dinossauros, com ingresso à parte que dá acesso a uma área temática enorme, exclusiva, estilizada com réplicas de dinossauros em tamanhos reais, e paisagismo, que impressionam os visitantes de todas as idades. O espaço conta ainda com brinquedos e arvorismo para crianças.

Zoo Safári

Conhecido no passado como Simba Safári, o atual Zoo Safári é um parque de 80 mil metros quadrados, onde os visitantes podem interagir com mais de 300 animais soltos de dentro do carro em um percurso de aproximadamente 4 quilômetros percorridos em cerca de 50 minutos. É possível observar de perto cervos, macacos, avestruzes, camelos e lhamas. Mais ferozes, os leões e tigres ficam presos.

“Estamos implementando campanhas mensais temáticas, promoções exclusivas e relançando sucessos, como a visita noturna, por exemplo, que proporcionam um passeio inesquecível. Às quartas-feiras todos pagam meia entrada. A experiência gastronômica já mudou e pode ser sentida pelos visitantes. Sem dúvida é uma nova fase que espero possa agradar os nossos visitantes”, finaliza Heraldo Evans.

Fotos: divulgação
Sair da versão mobile