Ícone do site Travelpedia

10 comidas típicas canadenses que você TEM que provar!

Quem me conhece sabe que vivo de dieta e sou #teamfitness total. No entanto, nunca abro mão de degustar comidas típicas de cada lugar que estou. Ao longo de uma viagem, tento conhecer ao máximo a culinária do local, pois acredito que uma das coisas que mais nos marcam são os novos sabores que provamos. E, convenhamos: quando comemos algo muito bom, a gente jamais esquece.

O Canadá não é conhecido por sua gastronomia, como a França ou a Itália, mas juro juradinho que tem muita comida gostosa por aqui. No post de hoje, vou contar mais detalhes sobre 10 comidas típicas canadenses que provei (mesmo!) e dar a minha opinião sobre elas. Estão preparados? Eu já estou salivando…

O poutine é o prato mais tradicional do país e é motivo de orgulho de todos os canadenses. Ele foi criado na província de Québec, na década de 1950. Você pode ter certeza que irá encontrá-lo no país inteiro e em quase todos os restaurantes, inclusive no Mc Donald’s. A receita original leva batata frita com coalhada de queijo cheddar coberta com um molho de carne, o famoso gravy.

Lógico que cada estabelecimento tem o seu molho secreto e muitos servem variações do prato, como poutine com linguiça, nachos, mac’n’cheese… Enfim, a imaginação voa longe!  Em Montreal, Québec, o restaurante La Banquise faz sucesso e vive lotado. Comece pela receita clássica, mas se quiser se aventurar, o local serve mais de 20 invenções.

E aí, Gi, vale muito a pena provar? O poutine é um prato um pouco pesado que vale por uma refeição inteira, mas o sabor é realmente único, o molho delicioso e a combinação perfeita. Se joga!

2. Beaver Tail

Em 1978, o casal Grant e Pam Hooker decidiu vender uma receita familiar em uma feira na cidade de Killaloe, em Ontario. Não deu outra: o produto fez tanto sucesso que hoje há mais de 115 franquias espalhadas por todo o país. A receita? Um bolinho frito com cobertura. Seu nome? Beaver Tail ou Queue de Castor. Traduzindo ao pé da letra, o doce se chama rabo de castor, devido o seu formado achatado que lembra o rabo do roedor.

A massa de base é feita de farinha de trigo integral, frita em óleo e passada no açúcar e canela. O gosto lembra muito pastel doce e até mesmo churros. Já a calda fica a escolha do cliente e há várias opções: Oreo, Nutella, pasta de amendoim… Enfim! São tantos que é difícil escolher. Onde você pode comer? Os restaurantes levam o mesmo nome do doce, mas no plural. Portanto, se estiver em Québec, procure pelo Queues de Castor, já nas outras províncias você irá achar como BeaverTails.

E aí, Gi? Confia em mim: você vai comer e vai querer voltar sempre para comer todos os sabores. Eu provei o de maçã com canela e o de banana com chocolate, mas preferi o segundo sabor. Por vir gelada, a calda de maçã não combinou muito com a massa quentinha. O rabo do castor é grandinho e você consegue dividir com alguém para não enjoar. Fica a dica!

3. Canada Dry

Real Ginger. Real Taste. Something Good Everyday (gengibre verdadeiro. Sabor verdadeiro. Algo bom todos os dias). Esse é o slogan do refrigerante mais popular do Canadá: o Canada Dry.

Com sabor refrescante e cheio de borbulhas, o Canada Dry é quase tão consumido quanto a Coca-Cola nas famílias canadenses. A cor lembra bastante o guaraná brasileiro, mas o gosto é totalmente diferente. A sensação é de estar tomando soda com gengibre, ou seja, a mistura é para lá de excêntrica.

Além do sabor tradicional, a bebida também faz sucesso com as versões chá verde, blackberry e cranberry e com o seu club soda, águas com gás e tônica. Um dos drinques mais famosos por aqui é o mojito com o refrigerante.

Curiosidade: em 1907, o Canada Dry foi nomeado pelo Governador Geral do Canadá como bebida oficial da Royal Household, a Família Real da época. Por isso, o logo do refrigerante possui uma coroa em cima.

E aí, Gi? Eu não sou muito fã de refrigerante, mas provei o Canada Dry e aprovei. O sabor é meio estranho no início, pois estamos habituados com a Soda ou Sprite, mas depois de um tempo a gente começa a gostar. O meu marido Amine, por exemplo, é viciado! Portanto, se você vier para o Canadá, trate de provar e depois me conte o que achou. Combinado?

4. Maple Syrop

Panqueca + maple syrop = muito amor! ❤

O xarope é originário da árvore Maple, que tem a folha como símbolo do Canadá (aquela da bandeira, sabe?). Ele é retirado na Primavera e não recebe nenhum outro ingrediente quando embalado para vender, por isso o seu sabor tão único e natural.

A textura parece muito com o mel de abelha, mas o seu gosto é menos doce e mais marcante, assim sendo muito usado em waffles, panquecas, crepes e na fabricação de tortas, biscoitos e etc. Se você vier para o Canadá na estação das flores, ainda terá a oportunidade de ir a vários festivais de maple syrup e adquirir o xarope recém-colhido por ótimos preços.

Dica: quando for comprar, dê preferência a aqueles vendidos em embalagens de vidro e sempre leia os ingredientes no rótulo. Se tiver outro produto fora o próprio xarope, opte por outra marca. O autêntico syrup é puro!

E aí, Gi? Eu sou fãzoca de mel, mas depois que provei o maple syrup, eu me apaixonei e comecei a usar em várias receitas saudáveis e molhos das saladas. Já o meu marido prefere a sacanagem do xarope caindo nas panquecas. De qualquer maneira, ele é delicioso e é o souvenir perfeito para você levar pro Brasil.

5. Smoked Meat

Criada em Montreal, Québec, a carne defumada canadense é de comer rezando! A delícia normalmente é servida em formato de sanduíche, lembrando muito o famoso pão com mortadela do Mercado Municipal de São Paulo. Apesar do sabor entre os dois ser bem diferente, ambos são lembrados pelas generosas fatias da proteína.

Não há uma receita única e cada restaurante defuma a carne de uma maneira, variando o período de tempo e as ervas para o tempero. Você pode provar a smoked meat em todo o país, mas em Montreal o restaurante Schwartz’s e Reuben’s Deli são os mais famosos e líderes de venda.

E aí, Gi? Confesso que nunca provei o sanduba com a carne defumada, pois acho muito grande e provavelmente não iria comer inteiro. Entretanto, provei o macarrão à bolonhesa com a proteína e amei. O gosto é totalmente diferente da receita original e a combinação do molho de tomate com a carne é deliciosa. Para acompanhar, um pão de alho cai muito bem.

6. Caesar

O Caesar é como se fosse a caipirinha do Brasil e está em todos os menus de bares do país. O drinque foi criado em 1969, em Calgary, Alberta, por um chef que estava abrindo um restaurante italiano na época. Desde então, a receita se espalhou e conquistou o território canadense inteiro.

A bebida é feita a base de vodca, mix de temperos apimentados, suco de tomate e um toque de molho inglês. Exótico, né? Normalmente o coquetel é servido em um grande copo com as bordas cobertas de sal e pimenta, uma fatia de limão e um talo de salsão. A apresentação lembra um pouco a Margarita, mas o gosto é bem parecido com o Bloody Mary, mas bem mais apimentado.

E aí, Gi? Eu não curto muito suco de tomate, pimenta e Bloody Mary. Mesmo assim pedi um para provar. Não gostei. O sabor é bem forte, bem apimentado e bem marcante. Se você gosta de provar bebidas fora do comum ou curte os ingredientes do drinque, vai em frente, pois ele é paixão nacional por aqui!

7. Oka Cheese

Se você, como eu, é amante de queijos e vinhos, aqui está um que não pode faltar na sua tábua: o Oka Cheese. Desde 1893 sendo produzido na província de Québec, o queijo é considerado um dos melhores do mundo, mas poucas pessoas o conhecem por ser difícil de encontrá-lo fora do Canadá.

O Oka é feito de leite de vaca levemente curado, sendo assim muito macio e com leve sabor de frutas e nozes. O seu aroma é super marcante e a sua cremosidade faz com que ele seja muito utilizado em receitas, como os clássicos mac’n’cheese e a sopa de cebola. Coberto com uma casca de cor cobre-laranja, o queijo é facilmente encontrado em supermercados e empórios, perfeito para o sua happy hour canadense.

E aí, Gi? Eu sou muito suspeita para falar de queijo, pois é uma das comidas que mais amo na vida. O Oka é delicioso e artesanal, ideal para uma noite de queijos e vinhos. Se vier ao Canadá, não deixe de comprar e provar o amarelinho. Dica: se você gostar do tradicional, aventure-se em seus outros sabores, como o de cogumelos ou o defumado.

8. Coffee Crisp

O Coffee Crisp lembra bastante o Bis e o Kit Kat. A barrinha dispensa o chocolate e é coberta de café, mas não tem tanto gosto da bebida, agradando crianças e adultos.

Os ingleses, por volta de 1938, introduziram o crisp no Canadá e, desde então, a barrinha tem sido sucesso nacional. De sobremesa, acompanhamento no café, lanche da tarde… Não importa o momento, ela está presente. Fabricada pela Nestlé, o docinho ganha variações de sabores ao longo do ano, como Coffee Crisp Caramel, Raspberry, Orange e etc. Você pode encontrar em mercados, lojas de conveniência, farmácias… Basicamente em todo o lugar!

E aí, Gi? Eu não gosto de café, então fiquei receosa ao provar o Coffee Crisp. Realmente, o doce não tem tanto o sabor da bebida e é uma combinação muito boa! É um Kit Kat diferentão que vale ser provado.

9. Tourtière

Pensa em um empadão com uma massa bem leve e recheio molhadinho. Deu água na boca, né? Eis a tourtière! Criada na província de Québec, a torta pode ser recheada com carne, frango ou porco, mas todos eles precisam ser bem temperados com legumes e ervas. O empadão normalmente é bem apimentado e bastante saboroso, mas depende muito da província em que ele é feito.

Por exemplo, em Montreal, a tradição é utilizar a carne de porco como recheio e é muito difícil encontrar outro sabor. Já em Manitoba, bife moído com canela e mostarda é muito comum. Ah! Uma curiosidade: no Québec, a tourtière é normalmente servida apenas no Natal, mas em outras regiões, você pode encontrar durante o ano todo, inclusive em fatias.

E aí, Gi? Simplesmente AMEI! A torta é super molhadinha mesmo, tem um sabor bem diferente e é ideal para servir em grandes comemorações. Por enquanto provei apenas a de carne de porco com pedacinhos de batata. De fato foi bem difícil encontrar a tourtière fora da época do Natal, mas aguardo ansiosamente o fim do ano para comer novamente.

10. Nanaimo Bar

Mais um doce que faz os nossos olhos brilharem. Criada na parte oeste do país, a sobremesa consiste em três camadas: cobertura de chocolate, creme de baunilha e bolacha waffer. O nome vem da cidade Nanaimo, em Vancouver, de onde supostamente a receita é originária.

A barra, comercializada em cafés, restaurantes, padarias e supermercados, é muito popular nas residências canadenses. Você pode encontrar a receita para fazer na internet e é bem fácil, já que não precisa nem ir ao forno. Alguns locais ainda servem diferentes combinações do doce, como manteiga de amendoim, menta, coco e nozes.

E aí, Gi? De-lí-ci-a! Sem mais, nem menos. Eu amo o Nanaimo Bar e como sempre que encontro nos cardápios. Os ingredientes são super básicos, mas combinam muito e explodem na boca de tão gostosos! Recomendo muuuito! O gif ao lado faz jus ao fato que é quase impossível parar de comer (rs).

E aí, ficaram babando, né? Alguém aí já experimentou alguma das delícias da lista? Se sim, me conte o que achou.

Por hoje é só. Nos vemos na terça-feira que vem, com mais um post no Mundo da Gi.

See you soon!

Bisous,

Gi

Foto do destaque: Pixabay
Sair da versão mobile