10 curiosidades sobre o México para viajar bem informado
O México possui cerca de 450 praias voltadas para os oceanos Atlântico e Pacífico. A costa de Cancún e da Riviera Maya são as que mais atraem turistas.
A Cidade do México possui o maior número de museus do mundo, sendo os principais a Casa de Frida Kahlo, o Castelo de Chapultepec, o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu Soumaia e o Museu Del Templo Mayor.
No alto do Monte de Teyapec, na Cidade do México, a Basílica da Nossa Senhora de Guadalupe é o segundo santuário católico mais visitado do mundo. Cerca de 20 milhões de visitantes visitam o local anualmente, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro, em Roma.
O primeiro castelo construído no continente americano foi o Chapultepec (foto acima), em 1758, na Cidade do México. Ele, atualmente, está dividido em duas partes: o Museu de História com objetos e peças importantes da história mexicana; e a Alcázar, um conjunto de salas preservadas com decoração original.
O Pico de Orizaba (foto) é considerado o vulcão mais alto do México e a terceira maior elevação da América do Norte, medindo mais de 5,6 mil metros de altitude.
A Universidade Autônoma do México foi fundada em 1551 e é a mais antiga da América Latina.
A Cidade do México afunda cerca de 40 centímetros por ano devido a fragilidade do solo e da alta demanda de água da capital, que é retirada do aquífero localizado embaixo da cidade. O monumento Anjo da Independência, construído em 1910, na localizado no Paseo de la Reforma, já afundou quatro metros e a construção de escadarias ao seu redor objetiva retardar o processo.
O chocolate foi inventado no México. Muito antes da chegada dos espanhóis o cacau já era conhecido dos Maias e no império Asteca era usado como moeda de troca para pagar tributos.
Cerca de 200 milhões de litros de Tequila são produzidos anualmente nas regiões de Guanajuato, Nayarit, Michoacán e Tamaulipas.
Durante o inverno no Hemisfério Norte, milhões de borboletas-monarca migram para o México e só retornam ao Canadá e aos Estados Unidos na primavera. A Reserva da Biosfera da Borboleta-Monarca, localizada perto da Cidade do México, foi criada para preservar esse habitat.