InícioGastronomiaReceita do domingo: lombo de porco assado í  moda do Porto

Receita do domingo: lombo de porco assado í  moda do Porto

A receita desse domingo foi enviada ao TRAVELPEDIA pelo chef Olivardo Saqui da Quinta do Olivardo, adega e restaurante localizado em São Roque (SP), que oferece uma gastronomia inspirada nas tradicionais receitas da Ilha da Madeira. Com muita suculência, o lombo de porco assado à moda do Porto é a receita ideal para preencher a mesa com muita cor e sabor. Veja a seguir o passo a passo e aproveite!

INGREDIENTES
  • 1 quilo de lombo de porco
  • 3 ramos de alecrim
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Azeite a gosto
  • 1 xícara de vinho branco seco
  • 1 xícara de água
  • 8 dentes de alho com casca
  • 300g batatas aperitivo
  • 2 galhos de tomate em rama
  • 2 galhos de louro
MODO DE PREPARO
  • Com uma faca de ponta fina, faça furos no lombo na parte de baixo, oposta à gordura. Coloque numa tigela.
  • Em uma tábua, debulhe e pique um ramo de alecrim. Em seguida tempere a carne com o alecrim picado, sal, pimenta do reino e um fio de azeite, esfregando bem os temperos em toda a peça.
  • Em uma frigideira já aquecida, regue com o azeite e sele o lombo começando com a gordura para baixo. Sele todos os lados da peça.
  • Enquanto isso, pegue uma assadeira e forre de modo que forme uma cama com os ramos de alecrim, louro e tomates. Acrescente também as batatas aperitivo e o alho com casca amassados. Reserve.
  • Depois de selado todo o lombo, disponha na assadeira junto com a cama de ervas. Na mesma frigideira, faça a deglaçagem adicionando água e vinho, soltando todo o sabor da selagem. Em seguida regue as batatas e os tomates com esse caldo.
  • Leve ao forno pré aquecido à 180C° por 45 minutos.
  • Sirva fatiado acompanhado das batatinhas e os tomates assados.
Fotos: Quinta do Olivardo/divulgação via Máxima Assessoria
MATÉRIAS RELACIONADAS
Tradição do Vinho dos Mortos mistura cultura, sabores e mistério em São Roque
Noite de Fados traz emoção e sabores à Quinta do Olivardo, em São Roque
Quinta do Olivardo realiza 6ª Festa de São Martinho
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular