Oi pessoal, tudo bem? Espero que todos se encontrem em boa saúde. Principalmente aí no Brasil. Estava falando sobre decoração com uma amiga esses dias, e notei quantas tendências temos aqui no Canadá.
Sendo que muitas delas não existem no Brasil ou não são populares. Com isso, decidi fazer uma lista de 5 itens de decoração canadense que os brasileiros deveriam incluir em suas casas. Escolha a sua favorita e aproveite a pandemia para dar uma revitalizada no seu lar, afinal, ele se tornou nosso centro de tudo.
1. Decoração de entrada
Um dos itens mais populares é a decoração de entrada da casa. É como se fosse uma base onde as pessoas colocam chaves, cartas e recados importantes. É comum também ter um espelho, flores, porta retrato… Essa entrada é como se fosse uma recepção, deixando as pessoas à vontade ao entrar em casa.
2. Sala com lareira e televisão
A sala é o local ideal para relaxar e desfrutar da companhia de familiares e amigos. Esse espaço é normalmente projetado para priorizar o conforto e entretenimento. De todos os recursos característicos da sala de estar, a TV e a lareira estão no topo da lista.
Apesar de não fazer tão frio no Brasil, em alguns estados a temperatura pode ser bem baixa! E ter uma lareira ali pertinho faz toda a diferença – não só no uso, mas também na decoração. A maioria das casas e apartamentos modernos tem a lareira ecológica, sem madeira, que pode ser elétrica ou à gás. Dá um super charme, né?
3. Aposte no estilo Cozinha Americana
A maioria das residências brasileiras possuem cozinha separada da sala. Ou seja, o ambiente não é integrado. Aqui no Canadá, as casas possuem cozinha estilo americano. Apesar da tendência vir dos Estados Unidos (como já indica o nome do estilo de decoração), os canadenses também adoram.
A vantagem de investir na casa com cozinha americana é a sensação de amplitude que ela proporciona. Essa integração também ajuda na interação com convidados: enquanto você cozinha, eles podem sentar no conforto da mesa de jantar, ou até mesmo do seu sofá, para conversar e relaxar antes das refeições. Fora que o ambiente fica lindo, né?
4. Banheira separada do chuveiro
Sim, isso mesmo que você leu! Aqui, não é comum ter a banheira junto com o chuveiro. Claro que se o prédio for muito antigo, você possivelmente encontrará os dois juntos. Porém, em prédios e casas mais modernas, isso é bem raro!
Não sei direito o porquê, mas uma vez um corretor me disse que esse esquema evita infiltrações e valoriza a casa, já que a pessoa pode tomar O banho de banheira ao invés de se adaptar ao chuveiro. Faz sentido? No Brasil, não temos o hábito de ver as duas peças separadas, mesmo tendo espaço no banheiro. Fica aí uma dica!
5. Closet na entrada da casa
Ok, vou ser justa nesta: a principal ideia de ter um closet na entrada da casa é para guardar os casacos e botas de inverno ao entrar em casa. Estação que por aqui é bem rigorosa, já que inclusive neva. Diferente do Brasil. Porém, o hábito de tirar os sapatos se tornou popular, tanto pela higiene quanto para quem aprecia o Feng Shui.
Atualmente as pessoas guardam todo tipo de sapato, mesmo durante o verão. Aqui, não é comum entrar de sapato em casa. Mesmo se você for visita − ou seja, nada de usar meias furadas, hein! Com isso, o closet se tornou mais do que um armário de inverno, hoje é para o ano todo.
E, com a pandemia do Covid-19, muitos brasileiros adotaram o hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa, mas não tem lugar para colocar. Ou seja, fica um amontado de pares na porta de entrada. Fica a dica de adicionar um armário na entrada da casa para os sapatos, casacos, sacolas, guarda-chuvas, bolsas e até coleira do seu bichinho!
É isso, pessoal, espero que tenham gostado. Se cuidem! E, se quiserem mais dicas do Mundo da Gi é só clicar aqui! 😉
Bisous,