Todo ano a gente sabe que pode contar com datas comemorativas, feriados e pontos facultativos como Carnaval, Natal e Réveillon. Apenas para citar algumas das celebrações que costumam movimentar setores como turismo e compras. Mas além dos oficiais, aqueles que vem destacado nos calendários, e dos que já ganharam espaço para celebrações como o Dia dos Namorados (12 de junho) e Dia das Bruxas (31 de outubro) há dias comemorativos nacionais e internacionais que valem também anotar na agenda.
Mesmo que não rendam aquela folguinha que a gente tanto gosta, muitos deles merecem ser celebrados. O Dia da Pizza (10 de julho) que o diga, a “gordicce” de tão queridinha ganhou uma data para si com direito a promoções bem especiais para aproveitar a ocasião. Confira então uma listinha de 20 datas que valem nossa menção honrosa. Anote aí! 🙂
20 de janeiro – Dia Nacional do Queijo: Brie, Camembert, Cheedar, Cottage, Emmenthal, Estepe, Feta, Gorgonzola, Gouda, Grana Padano, Gruyére, Mascarpone, Minas, Mozzarela, Parmesão, Pecorino, Prato, Provolone, Ricota, Roquefort…. Precisa dizer mais alguma coisa? Pois não importa se é feito a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas ou búfalas, é difícil encontrar quem não goste de queijo. Seja de qualquer jeito, quanto mais melhor!
5 de fevereiro – Dia Mundial da Nutella: criado por uma fã do produto, a blogueira americana Sara Rosso, acabou caindo nas graças de tantos outros apaixonados pelo mundo. Então demonstre seu amor nas redes sociais usando a hashtag #WorldNutellaDay.
22 de fevereiro – Dia Internacional da Margarita: a base do destilado mais famoso do México, a tequila, o drinque foi criado por volta da década de 1940. E, desde então, é figurinha tarimbada nos cardápios de bares pelo mundo. Com diversas variações, a tradicional leva tequila, licor de laranja e um pouco de suco de limão, sem esquecer a inconfundível crosta de sal na borda da taça.
22 de março – Dia do Waffle: seja doce ou salgado essa delícia de origem belga, que ganhou o mundo, é opção em qualquer horário, apesar de ser mais comum no café da manhã e brunch. E aí, qual sua versão predileta?
14 de abrill – Dia Mundial do Café: não importa se é puro, com leite, expresso ou coado. Nem se é dia, tarde ou noite Se trata de uma paixão mundial. Com destaque para o Brasil, país que mais exporta o grão. Por aqui, no ranking de bebidas mais consumidas, só perde para a água. Não em vão tem também um Dia Nacional, celebrado em 24 de maio.
24 de abril – Dia Nacional do Churrasco: nada como um bom churrasco para reunir a galera não é mesmo? Já é quase que um sinônimo de festa. E capaz de agradar até quem não é fã de carne, pois um queijo coalho e um pão de alho na vai bem. A Bela Gil que me perdoe, o que não dá é churrasco de melancia.
28 de maio – Dia Mundial do Hambúrguer: possivelmente o símbolo da chamada fast food, o sanduíche queridinho mundo afora e que conta com incontáveis versões, merecia uma data para chamar de sua. Sua criação, segundo historiadores, remete ao século 13, na Mongólia, quando a carne era amaciada pelos cavaleiros que as colocava embaixo da cela do cavalo. O nome, no entanto, tem origem na Alemanha. A ideia de comer a carne moída redonda e fina, misturada a outros ingredientes, foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes do porto de Hamburgo.
28 de junho – Dia do Ceviche: iguaria de origem andina, teve seu primeiro registro há mais de 4 mil anos pelos povos que habitavam o Norte do Peru. Se trata de um dos principais atrativos da culinária peruana, tanto é que foi declarado, em 2004, como Patrimônio Cultural da Nação Peruana. Depois, em 2008, ganhou um dia para chamar de seu, que é festejado nas principais capitais do mundo. Existem diversas versões, mas a base é sempre o frescor dos pescados e a presença de cítricos.
7 de julho – Dia Mundial do Chocolate: feito à base de cacau, o chocolate já passou por tudo que é tipo de forma, cor e sabor. É tanta polivalência que até uma versão inalável foi criada. E, por isso não é de se estranhar que tenha até um dia para chamar de seu. O cacau tem mais de 3 mil anos de existência, com uma história extensa e curiosa. Os primeiros vestígios de sua descoberta remetem a 1.500 a.C. e vêm da civilização Olmeca que habitava o México na época. Sendo aproveitado posteriormente pelos Maias, em forma de bebida, considerada sagrada. E pelos Astecas como moeda. Os conquistadores espanhóis introduziram a delícia na Europa. Foi em território espanhol, que surgiu a ideia de adicionar o açúcar. Mas foram os suíços que pensaram em misturar ao leite, dando origem ao chocolate como nós conhecemos hoje.
10 de julho – Dia da Pizza: Uma unanimidade entre as invenções culinárias mais apreciadas no mundo, é difícil resisti-la. De tão queridinha e popular em São Paulo, em 1985, foi instituído, pelo então secretário de turismo, Caio Luiz de Carvalho, o Dia da Pizza. Por ocasião de um concurso na capital paulista que elegeria as 10 melhores receitas de muçarela e margherita. E nossos leitores cariocas que nos perdoem, mas para nós pizza é SEM ketchup!
14 de julho – Dia do Macarrão com Queijo: O mac & cheese é talvez uma das comfort food mais queridinhas dos americanos.E que ganhou o mundo. Tamanho carinho rendeu até uma data especial. E, convenhamos, é um dia que vale comemorar com gosto. Que delícia um macarrão com queijo hein?
24 de julho – Dia Internacional da Tequila: Típica do México surgiu na região de mesmo nome, em Jalisco, e é feita a partir da espécie de cacto Agave Tequilana, a agave-azul. Versão refinada do mezcal, bebida famosa por ser engarrafada com aquela larvinha, a produção é exclusiva mexicana. Por lá se aprende que: a legítima, com 100% agave não desce queimando. Pelo contrário, é muito saborosa. E nada de sal, apenas o limão. Na hora de brindar o famoso versinho não pode ser esquecido: “arriba, abajo, al centro y adentro”.
3 de agosto – Dia Internacional da Cerveja: Para os apreciadores não existe dia ou momento ideal, qualquer dia é dia. Contudo, aos que quiserem um motivo a mais para degustar e brindar, eis a oportunidade. Celebrado em mais de 50 países por adeptos da bebida mais antiga e popular do mundo, a data foi criada em meados 2007, na Califórnia, por quatro amigos super fãs de uma gelada.
17 de agosto – Dia do Pão de Queijo: Quem é que resiste a esta delícia típica brasileira, do estado de Minas Gerais? A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século 18, mas tornou-se de fato popular no Brasil a partir da década de 1950.
1º de setembro – Dia Internacional do Bacon: Pois é, o toucinho defumado que dá um toque todo especial e saboroso na gastronomia e incrementa receitas, especialmente lanches, está no calendário internacional. A data foi criada – sem surpresa alguma – nos Estados Unidos em 2000, e marca sempre o sábado anterior ao Labour Day, o Dia do Trabalho dos norte-americanos, que é festejado na primeira segunda-feira de setembro.
9 de setembro – Dia Nacional do Cachorro-Quente: Considerado um dos lanches mais democráticos e apreciados do mundo, o querido hot dog ou muitas vezes conhecido como “podrão” – capaz de render até “polêmica” entre cariocas e paulistanos – também tem uma data para chamar de sua no calendário. E, apesar de ter ganho novas versões, ingredientes e sabores em cada parte do globo terrestre, seja ele simples, tradicional ou mais incrementado é sempre uma saborosa opção.
9 de setembro – Dia Nacional da Esfiha: Em 2018, a rede Habib’s, que vende, por ano, 680 milhões de unidades (!!!), resolveu instaurar o dia 9 de setembro como da esfiha. Sim, além do dogão, mais uma deliciosa “gordice” para a gente celebrar nesta data. Segundo dados do aplicativo iFood, a esfiha é o segundo prato mais buscado no aplicativo e 5% de todos os pedidos feitos no Brasil, em 2018, tinham esfihas na sua composição. #diadaesfiha
13 de setembro – Dia Nacional da Cachaça: Eita que a “marvada” não podia deixar de ter um dia só seu, não é mesmo? Com mais de 500 anos de história e o posto de segunda bebida alcoólica mais consumida no mercado interno, perdendo apenas para a cerveja que é fermentada, a brasileiríssima cachaça vem passando por um novo momento junto aos apreciadores. Tudo começou com os esforços dos produtores para diversificarem a produção, adotando estratégias para elevá-la à categoria premium no setor de destilados. Com tantos aromas, qualidade, tradição e sofisticação, o ouro brasileiro não poderia mais ficar de lado na preferência dos consumidores.
23 de setembro – Dia Nacional do Sorvete: com uma média de 5,77 litros de consumo por pessoa, não é em vão que o Brasil tenha criado um dia para celebrar esta delícia. A data coincide com a fundação da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete) em 2002 e, claro, com o início da primavera, um prenúncio do verão. Que tal apreciar com um sorvete bem geladinho?
30 de outubro – Dia Mundial do Cheesecake: uma famosa e tradicional receita nova iorquina, que tem sua criação por volta de 1930, se tornou um sucesso na cena gastronômica, e é, até hoje uma sobremesa queridinha por muitos. Suas principais características são o uso de cream cheese, o frescor e a leveza. Difícil para os entusiastas é apenas escolher o sabor.