Durante o período de duas semanas, Brasília (DF) será invadida pelos melhores pilotos de voo livre do mundo para o Campeonato Mundial de Asa Delta da Federação Aeronáutica Internacional (FAI). O evento esportivo é válido como a 21ª edição para os homens e a 14ª para as mulheres.
A competição terá início em 6 de agosto e término no dia 19, reunindo mais de 140 pilotos de 25 países já pré-confirmados. Enquanto a capital federal e cidades vizinhas receberão as aterrissagens, o município de Formosa, em Goiás, terá as decolagens no Vale do Paranã, a 92 km do DF, com uma rampa a cerca de mil metros de altitude e, por possuir clima seco, atrai atletas brasileiros e estrangeiros praticantes do esporte.
Além de Brasília ter as condições climatológicas muito propícias para o voo livre, a cidade tem uma história muito forte no cenário da modalidade no Brasil e no mundo. Já foi sede do Campeonato Mundial em 2003 e depois destes anos todos seguiu como sede das etapas do Brasileiro de Asa Delta, sendo uma das mais disputadas do circuito, com grande quantidade de provas e estabilidade em termos de clima.
Outro fator que chama atenção é que os pilotos participantes da competição decolam da zona rural e pousam na capital federal.
Até o momento, 144 pilotos estão pré-inscritos na competição, faltando apenas a aprovação da organização. Eles representam 25 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Equador, França, Guatemala, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, Liechtenstein, México, Noruega, Nova Zelândia, República Tcheca, Rússia, Suécia, Suíça e Uruguai.
Informações: brasilia2017.com.br