Ícone do site Travelpedia

Como funciona o casamento na Europa

Hoje vim contar um pouco sobre como funciona o casamento na Europa, mais especificamente na França. Acredito que as regras daqui valem igualmente para os outros países da União Europeia, mas se não, com certeza é super próximo e dá para ter uma noção sobre a documentação e burocracias.

Bom, vale sempre lembrar que esse relato é pessoal e aconteceu comigo, mas pode ser diferente com outras pessoas ou até mesmo variar de cidade em cidade. Outro ponto: eu sou solteira e heterossexual. Isso não deveria importar (sonho com um mundo assim), mas alguns documentos devem mudar se o seu status ou opção sexual for diferente do meu. Em todo caso, fica aqui uma base de todo o processo.

Começando do começo (rs), vim para a França com o visto long séjour de estudante, que me dava o direito ao titre de séjour (documento tipo RG). Ao chegar, tive que ir ao OFII (Office Français de l’Immigration et de l’Intégration) fazer exames médicos e me legalizar no país. Com isso ganhei um selo no passaporte, me autorizando ficar como estudante por um ano. Apesar de ter a autorização, meu visto vence dia 2/11 e, se eu não estiver cursando nada como estudante, devo retornar ao Brasil. Pois bem…

Quem acompanha meus textos aqui no Travelpedia a essa altura já deve estar cansado de saber que moro com o meu namorado (agora noivo) e estamos juntos há três anos. Vim para estudar o idioma francês. Como estávamos em um relacionamento à distância, foi ótimo para nós todo esse processo de “juntar os trapos”.

Em maio desse ano, eu e ele batemos o martelo sobre a decisão de casar no civil. Mesmo já noivos, nós sabíamos que enfrentaríamos muita burocracia no futuro se não estivéssemos casados – no caso, meu visto ia vencer e eu teria que ir embora. Portanto, nós não hesitamos em oficializar a nossa união e fomos atrás dos documentos.

O civil aqui é realizado na mairie, uma espécie de prefeitura misturada com cartório. Portanto, a primeira coisa que se deve fazer é ir até lá (cada cidade tem uma ou várias mairies, então procure a mais próxima da sua casa) para buscar por informações. Detalhe: os dois devem estar presentes, pois eles não oferecem nada por telefone, e eles só funcionam de segunda a sexta-feira.

Neste primeiro encontro, a funcionária dará um papel que se chama Livret d’Information sur Le Marriage. Nele, você encontra muitas informações gerais sobre o casamento e a respeito dos documentos necessários. A funcionária analisa a situação do casal, ou seja, se são estrangeiros, europeus e etc, e dá as coordenadas.

Na prefeitura de Reims, cidade que irei me casar, eles me pediram:

Bom, esses foram os documentos principais que eu precisei levar. Lembrando que era necessário levar original + cópia e, caso estivessem em português, como era o caso das certidões de nascimento/solteira e da conta do cartão, eu precisava traduzir e juramentar + cópia da tradução.

Reunindo os documentos, cópias e autorizações assinadas, o casal deve voltar pessoalmente à mairie para entregar o dossiê. No final das contas cheguei lá com um envelope que devia pesar uns quilos de tanto papel!

A funcionária verifica página por página e, após dar o OK, você escolhe a data. Se você der sorte e o dia ainda estiver vazio, como foi o meu caso, você consegue escolher a hora do casamento. Se não, eles te dão as opções que ainda tem disponível ou até mesmo escolhem por você – insista nesse momento para conseguir o melhor.

Selecionou a data e a hora? Tudo feito e completo. Agora, a mairie divulga os nomes dos futuros esposos em uma lista dentro do prédio por 10 dias e, se ninguém se opuser, o casamento está marcadíssimo!

Quinze dias antes do casamento, os noivos devem retornar à mairie (não precisa marcar hora) para verificar os nomes e dados, pegar as informações de como ocorre a cerimônia e uns papéis finais. No dia do civil, o casal deve chegar junto das testemunhas 20 a 15 minutos antes, já que eles são muito pontuais e não toleram nem 5 minutos de atraso. Aí é só casar e ser feliz!

Sobre a renovação do visto

Para renovar é preciso entrar no site da prefeitura do departamento da cidade que você mora e marcar um horário. Por exemplo: Lyon fica em Rhône-Alpes, então, devo ir até o departamento dessa região, que no caso é em Lyon mesmo. No site, você encontra a lista de documentos que precisa de acordo com a sua situação (na minha era renovação do visto long séjour para cônjuge de francês) e marca um rendez-vous. Dependendo da região, os horários são disputadíssimos e pode ter uma diferença de 2 a 3 meses.

No meu caso entrei em julho e o primeiro dia disponível para agendamento era 10/10 e não antes. Dei sorte! Portanto, tome cuidado se você deixar para renovar e marcar um RDV em cima da hora, pois pode ser que você não ache horário e tenha que ficar ilegal (o que eu acho um risco imenso) até o dia da renovação.

Horário e documentos em mãos? É só ir e renovar, mas o passaporte deve ter validade de pelo menos 6 meses para isso. No dia mesmo ou no máximo 3 dias depois, você recebe um recepisse, um papel que te autoriza a ficar no país e, após 1 a 3 meses, seu novo titre de séjour chega.

O processo é bem burocrático e sinceramente vale mais a pena levar o gringo ao Brasil, casar aí e voltar para a Europa, do que fazer tudo por aqui. Mas se você tiver calma e paciência, tudo dará certo!

Espero ter ajudado futuros noivos que queiram casar no civil pela Europa. Não sei como funciona o religioso, mas acredito que deva ser menos burocrático (se você já tiver o civil, claro). Alguém aí pensa em casar por aqui? Se tiverem dúvidas, podem me escrever.

No próximo post eu conto detalhadamente como é dentro da sala da mairie durante o casamento civil: se é igual ao Brasil, como funciona, quem organiza, quanto tempo dura o processo… Enfim, tudo para quem ama casamentos ou deseja trocar as alianças por aqui. Fiquem ligados!

See you soon!

Bisous,

Gi

Fotos: Arquivo pessoal e Pixabay (destaque)

.

*Em tempo, nossa querida traveler irá se casar no próximo dia 1º e a editora Carolina Maia irá acompanhar online, mas, desde já, nós do Travelpedia desejamos ainda mais felicidade ao casal. 
Sair da versão mobile