Em Nova York, no descolado distrito Meatpacking, o charmoso Chelsea Market é uma excelente opção para uma refeição agradável, principalmente se no seu roteiro de passeios pela cidade estiver uma visita ao High Line, o parque suspenso construído em uma antiga via férrea que fica logo ao lado.
Bastante diversificado, o mercado ocupa dois quarteirões no bairro Chelsea e funciona no edifício restaurado da antiga fábrica das bolachas Oreo, a Nabisco (National Biscuit Company). O prédio foi abandonado em 1958, após a mudança da fábrica para o Estado de Nova Jersey. No início da década de 1990, o lugar começou a ser revitalizado. O Chelsea Market foi inaugurado em 1997 e funcionava apenas no andar térreo.
São cerca de 40 opções de lugares nesse verdadeiro shopping center da alimentação. Há desde um simples padarias, cafés e sorveterias até locais mais sofisticados, além de um mercado de peixes com possibilidade de saborear sashimis no balcão. É até difícil escolher o que e onde comer tantas são as opções. Entre os restaurantes há italiano, alemão, japonês, chinês, mexicano, indiano, coreano, marroquino e, claro, com culinária dos Estados Unidos.
Mas se engana quem pensa que o Chelsea Market é apenas um centro gastronômico. Há, também, lojas de roupas, brechós, vinhos entre outras. O lugar virou atração turística das mais concorridas em Nova York, tanto que, anualmente, o mercado recebe cerca de 6 milhões de visitantes nacionais e internacionais.
Para chegar até lá é bem tranquilo. Utilize as linhas A, C, E ou L do metrô. Desça na estação 14th Street/8th Avenue e terá que caminhar apenas um quarteirão.
Serviço
Endereço: 75 9th Ave, Chelsea (Metpacking District) – Nova York
Horário de funcionamento: segunda à sábado, das 7h às 21h; e domingo, das 8h às 20h.
Informações: chelseamarket.com
Fotos: Roberto Maia