Ícone do site Travelpedia

Dia da Pizza: curiosidades e dicas ❤

Sem exagero, a pizza é unanimidade quando o assunto é uma das invenções culinárias mais apreciadas do mundo. Vamos combinar, com ela não tem tempo ruim. É sempre um prazer saborear uma fatia. Difícil mesmo é resistir e não extrapolar. Tão querida que, desde 1985, 10 de julho se tornou o Dia da Pizza. Confira algumas curiosidades sobre a redonda, como harmoniza-la e, claro, dicas em Sampa de onde apreciá-la em toda sua glória! 😉

Curiosidades

Harmonização

Pizza não combina só com vinho tinto (ou refrigerante). Dá para harmoniza-la com uma boa cerveja também. E o diretor da cervejaria Berggren, Lucas Berggren, diz como:

Muçarela » Pede cervejas leves que vão refrescar o paladar, sem contrastar o queijo com a cerveja. Cervejas estilo Pilsen costumam ser leves, equilibradas e refrescantes, ideal para esse tipo de pizza.
Quatro queijos » Cervejas estilo Strong Ale possui sabor intenso, maltado e licoroso. Tem aroma complexo, corpo denso, amargor acentuado e agradável provenientes da utilização de lúpulos especiais, o que é ótimo para harmonizar com essa mistura de queijos mais leves e fortes. Tem ótimo drinkability.
Frango com catupiry » Cervejas com boa base de malte vão muito bem com esse sabor. A Weiss, que além de malte de cevada, possui malte de trigo na composição, é um estilo que harmoniza muito bem.
Pepperoni » Já que o papo é pizzas mais fortes, nada como contrastar o leve apimentado do pepperoni com uma das receitas das tradicionais cervejas Bock da Alemanha. Além disso, combinam muito bem com o inverno.
Chocolate com morango » Para quem nunca harmonizou doce com cerveja, essa é uma ótima oportunidade. As notas de torrefação da Stout, por exemplo, complementam o sabor do chocolate com o morango. Geralmente esse estilo de cerveja possui maltes tostados e aroma de caramelo, café e chocolate. Além disso, a cerveja tem espuma densa, é encorpada, seca e cremosa.

Onde celebrar o Dia da Pizza

No restaurante Timo Cucina, situado no no rooftop do Jardim Pamplona Shopping, quem escolher qualquer pizza do cardápio, após às 17h, receberá de cortesia uma taça do tinto Barbera La Quercia. Feitas com massa artesanal e no tamanho individual a casa conta em seu menu com sete sabores exclusivos.

O Restaurante e Pizzaria Copan, na famosa Avenida Ipiranga, na região central de São Paulo, oferece um cardápio variado de pizzas, e, de quebra, para a data preparou, claro, uma oferta especial. Na compra de uma pizza grande, o cliente ganha uma brotinho doce (brigadeiro ou banana e canela). Humm! Com quatro sabores exclusivos no menu, as pizzas da casa são feitas com massa artesanal e ingredientes de primeira qualidade.

A 1900 vai comerar com promoção e homenagem a quem deu data a redonda: Margherita! A rede de pizzarias elaborou novas versões da rainha das pizzas. E tanto hoje, quanto amanhã, irá conceder 50% de desconto em qualquer pizza, seja no balcão, delivery ou no salão. Além disso, também será vendido um voucher promocional pelo valor de R$ 55, que poderá ser trocado por qualquer redonda, com validade até 31 de agosto. As unidades da 1900 são: Vila Mariana, Moema, Jardins, Chácara Flora, Perdizes, Tatuapé e Morumbi, além de um espaço dentro do parque infantil Kidzania.

A rede Pizza Makers comemora a data com novidades. O restaurante em que o cliente utiliza toda sua criatividade para recriar sabores preferidos de pizzas, lançou muçarela, e molhos de tomate e salada desenvolvidos especialmente para a rede. São 4 unidades na Grande São Paulo (Shopping Morumbi Town, Shopping Market Place, Shopping JK Iguatemi e Park Shopping São Caetano). Além de uma franchising no Mogi Shopping.

Para celebrar o Dia da Pizza, a Super Pizza Pan inova com sabores especiais e diferentes tipos de massa, fina, pan e temperada. São eles: Itália, Romana, Panzone especial e Panzone com M&Ms. Para aprecia-las basta encontra a unidade mais próxima de você, são 22 unidades em São Paulo.

Com unidades no Jardins e Tatuapé, a Villa Roma tem pizzas com massas superfinas e crocantes. E esqueça os pratos e talheres. Elas são servidas sobre pedras de cerâmica para que o calor seja conservado por mais tempo. E os clientes recebem luvas descartáveis para aprecia-las como se deve: com as mãos! Entre os sabores exclusivos da casa estão a Pêrita, de muçarela, gorgonzola e finas lâminas de pera caramelizadas com mel. E a combinação de figos frescos, rúcula e presunto parma. O grande diferencial da casa está no disco ‘crispy-pizza’, sem adição de ovos, leite e óleo, o que garante uma pizza fina e menos calórica.

O nome do restaurante pode não combinar com o Dia da Pizza, mas a rede Mania de Churrasco! Buffet Express tem rodízio de pizzas todos os dias a partir das 18h. São oss principais sabores salgados e doces, bem como uma receita exclusiva e própria da marca, composta por muçarela e deliciosas tiras de churrasco. No mínimo curioso não? As unidades participantes ficam nos seguintes shoppings: Eldorado, Ibirapuera, Vila Olímpia e Praiamar (em Santos).

Fotos: Pixabay, Shutterstock e divulgação
Sair da versão mobile