A pizza chegou ao Brasil nos anos 1950 junto com os imigrantes italianos. No início era encontrada apenas em meio à colônia. E foi no Brás, bairro paulistano com grande concentração de italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no País. Não por acaso ela é uma verdadeira instituição gastronômica da cidade de São Paulo. Tanto é que, desde 1985 o Dia da Pizza é comemorado no dia 10 de julho.
A história da pizza remonta há 6 mil anos com os egípcios. Historiadores acreditam que foram eles os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros foram os gregos. Que faziam a massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. E, quando a pizza (massa assada) chegou na Itália ela era consumida apenas pelos pobres da região sul do país.
Entretanto, foram os napolitanos que acrescentaram o molho de tomate e orégano sobre a massa, que era dobrada ao meio e comida como se fosse um sanduíche. Quem tinha mais de dinheiro incrementava o alimento com queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima. A redonda começou a ganhar fama a partir do século 16 e logo se espalhou pelo mundo. Ainda bem! 🙂
Marguerita – Uma das pizzas mais tradicionais do mundo
A Marguerita, umas das campeãs entre os apreciadores de pizzas, surgiu em 1889. Ela pela primeira vez ganhou a forma redonda que a consagrou e foi servida à rainha Margherita, da Itália. Ela foi preparada e enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho). Aliás, nem precisa dizer que a rainha adorou a novidade né? Tanto é que logo ganhou o nome da monarca.
Ingredientes fazem a diferença para preparar receita clássica
Difícil encontrar uma família que não tenha a pizza no cardápio de casa pelo menos uma vez ao mês. Atualmente, em tempos de isolamento social e alta do delivery, ela é uma das líderes nos pedidos de entrega. Bem como o número de pessoas que se aventuram a prepará-la em casa vem crescendo.
Mas, para quem não tem espaço para um forno de pizza, a escolha dos ingredientes já pode fazer muita diferença na preparação no forno convencional.
Apesar da primeira preocupação ser com o sabor da pizza, é na massa que pode estar o sucesso da receita. Por isso, a escolha de uma farinha de trigo de qualidade é fundamental. “É ela que vai conferir a crocância e a leveza da massa”, explica o gerente industrial do Moinho de Trigo Herança Holandesa, Estefano Stemmer.
Aliás, no clima mangia che te fa bene para marcar o Dia da Pizza, a Alegra, indústria de produtos suínos, enviou ao TRAVELPEDIA a receita do chef Jorge Mariano. Do restaurante Madá Pizza e Vinho, de Curitiba (PR). A receita foi inspirada em um molho clássico italiano, o boscaiola, que leva pancetta (ou bacon), cogumelos frescos e nata.
Pizza de calabresa com cogumelos frescos
INGREDIENTES
Massa
- 1kg de farinha Herança Holandesa
- 600g de água
- 20g de sal
- 1g de fermento biológico seco
Molho
- 500g de tomates pelados
- 10g de sal
Recheio
- 500g de muçarela
- 300g de cogumelos paris frescos
- 300g de calabresa fatiada Alegra
- Azeite de oliva extra virgem
- Pimenta do reino
- Salsinha fresca
MODO DE PREPARO
Massa
- Primeiramente aqueça levemente a água, mas não deixe passar de 30ºC.
- Em seguida coloque em uma bacia, adicione o fermento e aguarde 15 min.
- Acrescente a farinha, o sal e misture com as mãos.
- Quando estiver toda incorporada à água, coloque em uma superfície limpa e sove até obter uma massa lisa e homogênea.
- Deixe a massa crescer por 2h a 4h em temperatura ambiente, até dobrar de tamanho.
- Divida a massa em bolinhas de 200g, coloque cada bolinha em um recipiente com tampa e levemente untado com azeite e leve à geladeira por 18h a 24h.
Molho
- Misture os tomates e o sal e amasse com as mãos até obter um molho com pedaços bem pequenos. O molho tradicional para pizzas italianas não deve ser cozido.
FINALIZAÇÃO
- Pré-aqueça o forno na temperatura máxima por pelo menos 30 minutos.
- Se tiver uma pedra de pizza, aqueça junto com o forno.
- Abra a massa e cubra com o molho de tomates.
- Adicionar a muçarela picada grosseiramente, a calabresa fatiada e os cogumelos também fatiados.
- Levar ao forno por 3 a 8 minutos (depende da potência do seu forno), girando a pizza caso necessário.
- Tire do forno, finalize com azeite extra virgem, pimenta do reino e salsinha fresca.
Fotos: Pixabay
MATÉRIAS RELACIONADAS
Receita de domingo: celebre o Dia da Pizza!
Dia da Pizza: curiosidades e dicas