Ícone do site Travelpedia

Celebre o Dia da Pizza com uma saborosa receita de calabresa com cogumelos

A pizza chegou ao Brasil nos anos 1950 junto com os imigrantes italianos. No início era encontrada apenas em meio à colônia. E foi no Brás, bairro paulistano com grande concentração de italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no País. Não por acaso ela é uma verdadeira instituição gastronômica da cidade de São Paulo. Tanto é que, desde 1985 o Dia da Pizza é comemorado no dia 10 de julho.

A história da pizza remonta há 6 mil anos com os egípcios. Historiadores acreditam que foram eles os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros foram os gregos. Que faziam a massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. E, quando a pizza (massa assada) chegou na Itália ela era consumida apenas pelos pobres da região sul do país.

Entretanto, foram os napolitanos que acrescentaram o molho de tomate e orégano sobre a massa, que era dobrada ao meio e comida como se fosse um sanduíche. Quem tinha mais de dinheiro incrementava o alimento com queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima. A redonda começou a ganhar fama a partir do século 16 e logo se espalhou pelo mundo. Ainda bem! 🙂

Marguerita – Uma das pizzas mais tradicionais do mundo

A Marguerita, umas das campeãs entre os apreciadores de pizzas, surgiu em 1889. Ela pela primeira vez ganhou a forma redonda que a consagrou e foi servida à rainha Margherita, da Itália. Ela foi preparada e enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho). Aliás, nem precisa dizer que a rainha adorou a novidade né? Tanto é que logo ganhou o nome da monarca.

Ingredientes fazem a diferença para preparar receita clássica

Difícil encontrar uma família que não tenha a pizza no cardápio de casa pelo menos uma vez ao mês. Atualmente, em tempos de isolamento social e alta do delivery, ela é uma das líderes nos pedidos de entrega. Bem como o número de pessoas que se aventuram a prepará-la em casa vem crescendo.

Mas, para quem não tem espaço para um forno de pizza, a escolha dos ingredientes já pode fazer muita diferença na preparação no forno convencional.

Apesar da primeira preocupação ser com o sabor da pizza, é na massa que pode estar o sucesso da receita. Por isso, a escolha de uma farinha de trigo de qualidade é fundamental. “É ela que vai conferir a crocância e a leveza da massa”, explica o gerente industrial do Moinho de Trigo Herança Holandesa, Estefano Stemmer.

Aliás, no clima mangia che te fa bene para marcar o Dia da Pizza, a Alegra, indústria de produtos suínos, enviou ao TRAVELPEDIA a receita do chef Jorge Mariano. Do restaurante Madá Pizza e Vinho, de Curitiba (PR). A receita foi inspirada em um molho clássico italiano, o boscaiola, que leva pancetta (ou bacon), cogumelos frescos e nata.

Pizza de calabresa com cogumelos frescos

INGREDIENTES
Massa
Molho
Recheio
MODO DE PREPARO
Massa
Molho
FINALIZAÇÃO
Fotos: Pixabay
MATÉRIAS RELACIONADAS
Receita de domingo: celebre o Dia da Pizza!
Dia da Pizza: curiosidades e dicas 

 

Sair da versão mobile