Em Jundiaí, há quase 100 anos atrás, um fenômeno mudou a história e a cultura da cidade paulista. A partir de uma mutação somática espontânea da uva niagara branca, surgiu uma nova variedade: a niagara rosada. E foi ela quem motivou a realização da primeira Festa da Uva de Jundiaí, em 1934, que teve como principal objetivo a divulgação da fruta, que, atualmente, está em processo de reconhecimento de Indicação Geográfica, uma certificação que garante ser originária do destino.
Com os anos, o tradicional evento ganhou visibilidade ao destacar os valores da agricultura familiar, o turismo regional e da gastronomia. Segundo os organizadores, na edição de 2019, cerca de 198 mil pessoas de todo o país visitaram o evento.
Dança, música, passeios turísticos e contato com produtores rurais são algumas das experiências que podem ser vivenciadas durante a 37ª edição da Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos, que agregam também produtos das rotas turísticas da cidade – Centro Histórico, Cultura Italiana, Terra Nova e as rotas do Castanho, e da Uva e do Vinho.
Na gastronomia, destaque para os pães, geleias de uva e de vinho, espumantes de uva niagara, vinhos e a tradicional coxinha de queijo, considerada patrimônio imaterial do município desde 2018. A Festa da Uva de Jundiaí desse ano reúne 148 expositores, sendo 14 vinícolas, cujos estandes oferecem degustação de vinhos e suco de uva.
TRAVELPEDIA foi visitar o evento no último final de semana. Logo no começo da feira já somos recepcionados com uma alegre representação de época, que mostra toda influencia italiana na região. O pequeno teatro mostra famílias interagindo entre elas e com o público, levando os presentes para uma viagem ao passado, especificamente à década de 1930.
Além de toda a diversão e atrativos da Festa da Uva de Jundiaí, como música ao vivo, degustação de comidas e bebidas, ampla área para crianças com diversos brinquedos, cursos e comercialização de artesanatos, a principal atração que causa filas de pessoas é a tradicional pisa da uva. E ela é feita da forma mais tradicional possível, com muita música italiana e toneis cheios da fruta.
Aos domingos, acontece o leilão das uvas premiadas durante a semana pelos juízes da Festa da Uva, que é organizada pela Associação Agrícola de Jundiaí. O encontro é aberto ao público e os valores arrecadados são revertidos ao Fundo Social de Solidariedade do município.
Como chegar
Entre os meios de transporte para chegar a Jundiaí, a alternativa mais interessante é embarcar no Expresso Turístico Jundiaí, que parte da Estação da Luz, em São Paulo e vai até a estação jundiaiense. Este ano, o trem turístico completa 10 anos de funcionamento. TRAVELPEDIA fez esse passeio e logo contará como foi a experiência!