Tem programação para quem gosta de comida italiana, de frutos do mar, de vinho, de cerveja, de cachaça… Comer bem e conhecer a culinária local é uma das prioridades de qualquer viajante. A pedido do Travelpedia, o metabuscador de voos Viajala.com.br fez um top 6 com alguns dos melhores festivais gastronômicos do Brasil para ajudar na hora de incrementar seu roteiro e conhecer mais sobre a cultura e a tradição do seu próximo destino.
Festa da Achiropita – São Paulo (SP)
Em São Paulo, a comilança acontece todo mês de agosto, na Festa da Achiropita, uma das celebrações italianas mais tradicionais do estado. A festa é religiosa e celebra a Nossa Senhora da Achiropita, padroeira do Bixiga, com novenas, orações e procissões. Mas também é gastronômica: nos fins de semana, ruas do bairro são fechadas e recebem barraquinhas de macarrão, fogazzas, polentas, pizzas e outras guloseimas italianas a preços baixos – e o dinheiro ainda é revertido para ações sociais da Paróquia. A festa chega a receber 20 mil pessoas por noite.
Bento em Vindima – Bento Gonçalves (RS)
A vindima é a colheita da uva, que acontece em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha sempre no verão – entre janeiro e março. Hotéis e vinícolas fazem pacotes especiais bem gastronômicos para celebrar a época. Além de viver a experiência da colheita e ter a oportunidade de participar da pisa das uvas das videiras, os festivais duranyte a temporada oferecem almoços e jantares típicos sob as parreiras, oficinas sobre a produção de vinho e a criação de drinques com espumantes, degustações e piqueniques.
Festival Brasileiro da Cerveja – Blumenau (SC)
Um dos melhores programas para os viajantes brasileiros que gostam de cervejas artesanais. Blumenau já é conhecida por ser sede da Oktoberfest, mas a cidade aumentou sua força no cenário do turismo cervejeiro em 2007, quando passou a sediar o Festival Brasileiro da Cerveja. O festival teve mais de 130 expositores na última edição, em março deste ano, com marcas como Colombina, Bodebrown, Barco, Backer e Invicta. Botecos e cafés se responsabilizam pelas comidinhas – no geral, de origem alemã. Ano que vem tem mais, anote na agenda: 7 a 10 de março de 2018.
Degusta Búzios – Armação dos Búzios (RJ)
Também chamado de FestBúzios, o principal festival gastronômico da região dos Lagos do Rio de Janeiro acontece em julho – dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16 – e já está na 16a edição. Circuitos de degustações tomam conta das ruas nas noites de sexta, sábado e domingo, com ofertas de entrada, prato principal e sobremesa a preços que partem de R$ 15. Nem precisa dizer que a comida é deliciosa e calibrada nos frutos do mar.
Festival Ver-O-Peso – Belém (PA)
Pratos a preços populares, concursos, aulas de culinária e muito mais em Belém, a bela capital paraense, durante o Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense, que acontece normalmente entre abril e maio. O circuito celebra a culinária do Pará e os ingredientes da Amazônia e é o maior do gênero na região Norte do Brasil. Infelizmente, a edição de 2017 foi cancelada por falta de patrocínio, mas a gente espera que todas as delícias paraenses voltem com tudo no ano que vem!
Festival Cultura e Gastronomia – Tiradentes (MG)
Comer bem na cidade histórica mineira já é bem fácil durante o ano inteiro, mas em agosto a oferta fica ainda melhor com o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Ele faz parte do Projeto Fartura, que mapeou produtores, tradições culinárias e chefs de 170 cidades brasileiras, e agora celebra essa pesquisa gastronômica anualmente, trazendo profissionais de todas as regiões do país para a cidade mineira. Durante o evento, que este ano será realizado nos dias 21 a 30 de agosto, roteiros diários são montados com base na preferência do freguês – tem circuitos sobre cachaça, queijos, hortaliças… – para uma experiência completa, da produção ao consumo.