Quem disse que a Califórnia ou Nova York é que servem de cenários de filmes ou inspiração para listas de canções de viagem? A Flórida também é muito frequentemente lembrada nestes quesitos. Apenas para citar alguns exemplos, temos longas como Apollo 13, A Gaiola das Loucas, Quem vai ficar com Mary?, True Lies, Armageddon, 007 – O Amanhã Nunca Morre, Máquina Mortífera 3, Miami Vice, Bad Boys, + Velozes + Furiosos, Onze Homens e um Segredo, Entrando Numa Fria Maior Ainda, Marley e Eu, Homem de Ferro 3… A lista é longa. E isso só com relação a sétima arte. Algo que o destino vem trabalhando fortemente nos últimos tempos, e que irá reforçar.
E é fácil entender o motivo, já que, mais do que nunca, o fenômeno de “convencer através do filme” pode ser observado; espectadores são fortemente influenciados na sua tomada de decisão do local de suas próximas férias, pelos destinos vistos nas telonas. Não à toa a Flórida é muito procurada.
Um dos principais lugares turísticos dos Estados Unidos (só em 2015 foram 105 milhões de visitantes), principalmente para os brasileiros, já que além da queridinha Miami, em Orlando estão os mundialmente famosos parques temáticos como Disney, SeaWorld e Universal. O Estado vai muito além disso e reserva boas surpresas entre essas duas cidades, é o caso de St. Pete/Clearwater, Palm Beach, Fort Lauderdale, Naples, Tampa, Sarasota e Kissimmee. Cada uma com suas peculiaridades e encantos.
As palmeiras dançantes e jasmim rasteiro, plantas como a uva-da-praia e a bromélia, o carvalho e o bambu são apenas algumas das plantas que compõem um visual incrível que ainda conta com praias e mais praias. Aliás, é por ali que se encontra a mais bela do país de acordo com o prêmio Travelers Choice Awards do TripAdvisor. A Clearwater Beach, na Costa Oeste do Estado e distante 287 milhas de Miami, também foi eleita a 20ª melhor do mundo, de acordo com o relatório anual do site de viagens. Infelizmente, Clearwater ainda não é muito conhecida pelos turistas. (Mas fomos visitar, e, em breve, contamos um pouco mais sobre esse destino distante a apenas 1 hora de Orlando).
Outras praias da Flórida também entraram no Top 25 da premiação: Siesta, St. Pete, Pensacola, St. Augustine, Panama City, Henderson Beach State Park, Fort Myers, Las Olas e Navarre. Ou seja, não falta litoral bonito por lá (são mais de mil quilômetros!). E nem o que fazer, já que surfe, windsurfe, wakeboard, caiaque, mergulho, pesca, tirolesa são algumas das opções de atividades.
Gastronomicamente, culturalmente e historicamente o destino também chama atenção. St. Augustine e Pensacola foram as primeiras cidades americanas colonizadas por europeus. E dentre os vários museus disponíveis para visitação destacam-se o Vizcaya, o Art Basel e o Museu de Dalí. Com relação a comida, foi-se o tempo que o destino era associado apenas ao fast-food. Hoje há uma farta abundância de opções deliciosas.
Quanto as compras nem é preciso tocar no assunto né? É um dos melhores lugares dos Estados Unidos para tal. E um desses templos fica a cerca de 48 quilômetros ao norte de Miami: o Sawgrass Mills – com 250 andares é o maior centro de outlets da Flórida.
Como dá para notar, há muito mais a explorar no “Estado do Sol Brilhante”, basta ir além do tradicional. E pode deixar que aos poucos vamos mostrando isso aqui no Travelpedia para vocês leitores. Aguardem!