No final de junho – com a inauguração da pedra fundamental –, teve início a construção do Gramado Termas Park, o primeiro parque de água termal indoor do Brasil. A previsão é de que a primeira etapa da nova atração turística da Serra Gaúcha entre em funcionamento no final de 2018.
Desde a descoberta de água termal em 2013, empreendedores gramadenses vem trabalhando na criação do parque, um projeto inovador que promete revolucionar o turismo gaúcho. Ele ficará localizado próximo ao parque Snowland e ao lado do Gramado Termas Resort, sendo acessado pela RS-235, que liga Gramado a Nova Petrópolis, e contará com várias piscinas, além de toboáguas.
Segundo os empreendedores, o Gramado Termas Park terá capacidade para receber 3,5 mil pessoas por dia. “A exemplo do Snowland, estamos preparando um parque que vai alavancar o turismo gaúcho e levar o nome de Gramado para o mundo todo”, destaca o diretor do empreendimento, Anderson Caliari.
O executivo observa que o termalismo tem um público fiel e crescente no Brasil, que busca nas fontes o relax, a hidratação da pele e a prevenção de doenças. A riqueza hidrotermal do Rio Grande do Sul até hoje não foi devidamente valorizada, já que os empreendimentos nacionalmente mais reconhecidos ficam localizados nos estados de Goiás, São Paulo e Santa Catarina.
Com 15 mil m² de área construída, o Gramado Termas Park terá um conceito europeu para águas termais, lembrando precursores romanos, turcos, gregos e húngaros. O objetivo é oferecer atrações para públicos de todas as idades, em um ambiente coberto e climatizado, especialmente no inverno, quando as temperaturas em Gramado não costumam passar de 12ºC.