O turismo desempenha um papel crucial no impulsionamento da economia brasileira, prevendo-se um faturamento de R$ 752,3 bilhões em 2023. Ou seja, 7,8% do PIB nacional e gerando 8 milhões de empregos. Os dados são do Relatório de Impacto Econômico do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Assim, para otimizar o potencial desse setor, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) mantém um vasto acervo de normas que contribuem para a gestão e operação turística, assegurando um serviço de qualidade e segurança ao consumidor.
Essas Normas Brasileiras abrangem áreas como hotelaria, restaurantes, refeições coletivas, agenciamento e operação turística, supervisionadas pelo Comitê Brasileiro de Turismo (ABNT/CB-054). A adoção de normas técnicas também fortalece o compromisso das empresas em melhorar continuamente seus serviços, o que se reflete positivamente na satisfação dos turistas antes, durante e após sua visita.
Programa de Certificação
Além disso, as normas contribuem para a interação das operações turísticas com as comunidades locais. Bem como para a garantia da segurança, manutenção de equipamentos e aprimoramento dos serviços. A norma mais recente, a ABNT NBR ISO 23405 sobre turismo sustentável, estabelece os princípios fundamentais e um modelo aplicável a organizações públicas e privadas, bem como a destinos turísticos.
A ABNT também oferece um Programa de Certificação voltado para atividades de ecoturismo e turismo de aventura. Assim, auxilia empreendedores a adotar normas nacionais e internacionais. Isso abrange a gestão de segurança em turismo de aventura (ABNT NBR ISO 21101) e atividades específicas como turismo com veículos quadriciclos e triciclos (NBR 16707:2018), serviços de caminhada (NBR 15505-2:2019), técnicas verticais (NBR 15502:2011) e competência de líderes (NBR 21102:2021).
O diretor de Certificação, Antonio Carlos Barros de Oliveira, enfatiza que a ABNT Certificadora possui uma expertise singular na avaliação da conformidade para o Turismo de Aventura, baseada no padrão normativo ABNT NBR ISO 20101.
“A ABNT Certificadora apresenta uma expertise singular para disponibilizar de serviços relacionados à avaliação da conformidade para o Turismo de Aventura , fundamentada no padrão normativo ABNT NBR ISO 20101 – Turismo de Aventura – Sistema de Gestão de Segurança – Requisitos. Vale destacar que a atividade apresenta nuances de uma experiência de emoção e contato direto com a natureza. E não permite que se apresente nenhuma interface com aspectos de riscos e perigos, sendo necessário para o atingimento desse objetivo que a organização que atua nesse segmento tenha profissionais devidamente capacitados e que implemente em sua gestão de processos o aprimoramento dos requisitos de segurança que garanta esse contexto , de forma isenta, por meio de sua devida competente certificação”, explica.
Papel fundamental no turismo
Para mais informações sobre a ABNT Certificadora e as normas relacionadas ao turismo, você pode consultar o site da organização. A ABNT é reconhecida como o único Foro Nacional de Normalização no Brasil. Atua tanto na elaboração de Normas Brasileiras (NBR) quanto na normalização regional e internacional em diversas áreas.
Por fim, as normas da ABNT desempenham um papel fundamental no setor do turismo, garantindo qualidade, segurança e sustentabilidade. Assim, contribui para o seu crescimento contínuo e a satisfação dos visitantes. Por fim, a certificação da ABNT assegura a conformidade com padrões rigorosos. Ou seja, fortalece ainda mais a indústria do turismo no Brasil e no mundo.
Foto do destaque: ABNT/divulgação
Veja também: Tirolesa Voo da Serra tem 500 metros sobre a Mata Atlântica