Ícone do site Travelpedia

Receita de domingo: pizza 4 queijos

Apesar de ser de origem italiana, o Brasil é o segundo país em que mais se consome pizza no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Estima-se que os brasileiros consumam cerca de 1,7 milhão de pizzas por dia, em seus mais variados gostos e estilos. Em Salvador, por exemplo, é possível experimentar uma pizza de acarajé. No ranking das mais pedidas no país estão a de calabresa, a portuguesa e a marguerita.

De tão querida, desde 1985, ela passou a ser celebrada. E, ainda no clima do Dia da Pizza, que foi celebrado no último dia 10 de julho, a receita deste domingo vem do Comitê Umami, que separou uma deliciosa receita de pizza 4 queijos. A nutricionista do Comitê, Graciela Vargas, afirma que a pizza é uma ótima forma de conhecer o umami, o quinto gosto básico do paladar, por meio da combinação de molho de tomate e queijo.

Rendimento: 2 discos (16 fatias)
Tempo de preparo: 40 minutos (+ 1 hora para crescer a massa)
INGREDIENTES

Recheio:

Dica: se preferir, substitua o gorgonzola por provolone!

MODO DE PREPARO
  1. Em uma tigela, coloque o fermento e o açúcar, e mexa até dissolver.
  2. Junte a água, o leite, o óleo e o sal, e misture bem.
  3. Adicione a farinha, aos poucos, e sove até obter uma massa lisa e homogênea.
  4. Cubra com um pano limpo e deixe crescer por 1 hora, ou até dobrar de volume.
  5. Abra a massa em dois discos de 30 cm de diâmetro, espalhe a polpa de tomate em cada disco e leve-os ao forno médio (180º), preaquecido, por 10 minutos.
  6. Distribua os queijos entre os dois discos, e volte-os ao forno quente por mais 10 minutos, ou até derreter a muçarela.
  7. Retire do forno e sirva em seguida.
Foto: divulgação
Sair da versão mobile