Ícone do site Travelpedia

Receita do domingo: Vaca Atolada, comida típica da fazenda

Saborosa e fácil de fazer, a Vaca Atolada é uma comida forte e ideal para os dias frios do inverno. Prato típico da culinária caipira, tem como principais ingredientes a costela bovina e a mandioca, que também é conhecida como macaxeira ou aipim.

É muito popular no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais (onde é considerado um prato típico), Pernambuco, Paraíba e Piauí, onde é chamada de cozidão ou costela com verduras. No Rio Grande do Sul o prato é feito com carne bovina, aipim, alho, cebola, tomate e pimentão ou pimenta.

A Vaca Atolada surgiu originalmente do hábito dos tropeiros do Vale do Paraíba de carregarem no embornal, pedaços de carne mergulhada na gordura para conservar sem deteriorar. Ao longo das trilhas que percorriam, colhiam mandioca e cozinhavam junto com as carnes.

A receita desse domingo foi enviada ao TRAVELPEDIA pela Divino Fogão, rede nacionalmente conhecida por servir pratos da comida típica da fazenda. Confira.

VACA ATOLADA

Tempo de preparo: 1h20
Rendimento: 5 a 6 pessoas
Foto: Divulgação via DFreire Comunicação
INGREDIENTES
PRÉ-PREPARO

Corte a costela bovina em pedaços e tempere com sal. Deixe marinando por duas horas. Descasque e corte a mandioca e o alho. Reserve. Lave e corte a cebola e o cheiro verde. Reserve.

MODO DE PREPARO

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a costela. Coloque o alho, a cebola e deixe dourar bem. Junte a água e deixe cozinhando na pressão por 20 minutos.

Na mesma panela, coloque o molho de tomate, as folhas de louro e a mandioca. Deixe cozinhar por mais 30 minutos sempre com a panela tampada até a costela ficar macia. Reponha a água sempre que necessário.

Coloque em uma travessa apropriada e finalize com cheiro verde. Sirva.

Fotos do destaque: Travelpedia
Sair da versão mobile