Sete mulheres inspiradoras na gastronomia paulistana
Da Redação
O mundo celebra hoje mais um Dia Internacional da Mulher. Indo além de flores, chocolates e poemas, a data traz uma profunda reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. Na gastronomia, temos bons exemplos de mulheres que brilham e provam que, talento força e coragem independem de sexo. A saudosa e icônica Julia Child que o diga. Por aqui, em São Paulo, sete mulheres inspiradoras, no comando de restaurantes bacanas, mostram que: se ela quiser, lugar de mulher também é na cozinha!
Quem frequenta o restaurante Marakuthai se surpreende com a cara de menina da chef Renata Vanzetto. Por trás do sorriso meigo existe uma cozinheira talentosa com apetite para negócios. Aos 18 anos, ela abriu o moderninho Marakuthai, em Ilhabela, e não parou mais. Hoje, comanda outros cinco empreendimentos, incluindo um bufê para eventos sob encomenda, o contemporâneo Restaurante Ema e o Me Gusta bar nos jardins e o bar Lambisgoia, em Ilhabela.
Autodidata, sommelière e chef responsável pelo Bar da Dona Onça, Janaína Rueda é a personificação da mulher multitarefa. Nascida e criada na região central de São Paulo, sua cozinha faz um resgate da comida paulistana boemia, influência de sua mãe, que trabalhava nos extintos Hipopotamus e Gallery. Casada com o também chef Jefferson Rueda, juntos colecionam sucessos como A Casa do Porco e o recém inaugurado Hot Pork, também no centrão de Sampa.
Fundadora do Le Vin, que conta com cinco em São Paulo e Brasília e ainda uma boulangerie e uma pâtisserie, Nancy Mattos é uma restauratrice com gastronomia no DNA. Abriu a primeira unidade em São Paulo há 18 anos e hoje comanda a rede em companhia de suas filhas, Patrícia, Vivian e Daniela Mattos. Especializado em gastronomia francesa, o restaurante serve café da manhã, almoço e jantar em suas inconfundíveis toalhas em xadrez azul e branco.
Outro grande exemplo de restauratrice é Ida Maria Frank. No comando do Due Cuochi Cucina há mais de 10 anos e presente em três endereços na capital paulista, o sucesso da casa fala por si só: salões lotados, gastronomia de excelência e bom atendimento, monitorados sob o olhar da empresária. Ida também foi responsável por outros sucessos na capital, como o saudoso Galuska que encerrou atividades em 2017 deixando o público com gostinho de quero mais.
To provide the best experiences, we use technologies like cookies to store and/or access device information. Consenting to these technologies will allow us to process data such as browsing behavior or unique IDs on this site. Not consenting or withdrawing consent, may adversely affect certain features and functions.