No dia 1º de abril de 1988, duas jovens empresárias se uniram para criar uma empresa com foco na organização de eventos para Gramado e região. Marta Rossi e Silvia Zorzanello trabalhavam no Hotel Serrano, na cidade da Serra Gaúcha. Silvia era gerente-geral, enquanto Marta trabalhava como gerente de Marketing.
O Centro de Convenções do hotel estava em fase de conclusão e a dupla, observando a oportunidade de mercado que despontava, pensou em um projeto estratégico. A sociedade foi concretizada e nascia, assim, a empresa Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, atendendo uma necessidade constatada na época: a inexistência de uma empresa organizadora de eventos na cidade, diante da grande demanda do turismo de negócios.
Marta e Silvia logo perceberam outra lacuna que havia no mercado. E, assim, criaram e organizaram em Gramado um pequeno salão de turismo para operadoras e agentes de viagens. Considerando que as decisões nacionais sobre a atividade turística passavam longe do Rio Grande do Sul, elas usaram a grife Gramado e foram aglutinando pequenas, médias e grandes empresas do setor turístico em torno do Festival.
Aos poucos, o Festival cresceu e alcançou o Brasil, o Mercosul, a América Central e do Norte e expandiu seus horizontes em direção à Europa e Oriente Médio. Tornou-se o segundo maior evento do setor no Brasil e um dos que mais gera resultados e negócios para o trade turístico. Na última edição o evento, em 2016, que hoje leva o nome de Festuris – Feira Internacional de Turismo, o impacto econômico foi de R$ 253 milhões.
Sempre procurando fomentar negócios turísticos em nível nacional e internacional, sem perder o foco para o benefício regional, a empresa criou outros dois projetos próprios: o Chocofest e o Acorde Musical. Este ano, surge mais um produto: a Gramado Summit, evento voltado ao empreendedorismo digital e startups.
Além de suas próprias ações, a Rossi & Zorzanello se especializou na organização de eventos corporativos. Para a produção destes novos eventos, surgiu a Marcus Vinícius & Eduardo Zorzanello, empresa que leva o nome dos sucessores de Marta e Silvia.
Processo de sucessão focado no crescimento e modernização
Em 2010, a empresa sofreu uma grande perda. Silvia Zorzanello, uma de suas fundadoras, partiu deixando um legado de grandes realizações. Teve início, assim, o processo de sucessão com Marcus Vinícius Rossi (filho de Marta) e Eduardo Zorzanello (filho de Silvia), que aos poucos passam a liderar as ações da Rossi & Zorzanello e suas estratégias, sempre acompanhados e orientados de perto pela diretora Marta Rossi.
“Tudo é possível quando se tem vontade! Trabalhamos incansavelmente na busca da excelência, sempre pensando na contribuição que podemos trazer para a nossa região e Estado. Esta filosofia temos desde a fundação quando, Silvia e eu, criamos a Rossi & Zorzanello. Trabalhar ao lado dos meus sócios, Eduardo e Marcus, tem sido gratificante”, destaca Marta.
Fotos: Divulgação