Ícone do site Travelpedia

Istambul e as delícias da gastronomia turca

E lá vamos nós para mais uma parte da nossa semana especial sobre Istambul, desta vez abordando um dos maiores prazeres da vida, a gastronomia. Por isso, fica aqui a nossa recomendação, esteja bem alimentado, este post pode te causar fome. Lembrando que, ao final você encontra os links para as matérias anteriores. Já adiantamos também que a manhã o nosso assunto é uma das atividades prediletas dos brasileiros, principalmente durante viagens. Já adivinhou o que é? COMPRAS! 😉

Delícias oriundas da era otomana

A gastronomia turca é considerada uma das grandes virtudes do país. E não é para menos. A mesa turca apresenta pratos preparados com ingredientes frescos e com combinação harmoniosa. No cardápio estão uma variedade de sopas, saladas, frutos do mar, peixes e pratos à base de verduras e carnes, principalmente a de cordeiro.

Os petiscos frios incluem berinjelas inteiras bem macias, cozidas lentamente e cobertas com cebolas caramelizadas e mergulhadas em óleo de oliva. Muito apreciadas pelos turcos, existem dezenas de maneira diferentes de prepará-las. Todas deliciosas.

O döner kebap é uma espécie de wrap de churrasco grego muito apreciado pelos turcos (© Pixabay)

O prato típico principal é o kebap. E o mais tradicional é o döner kebap, uma espécie de wrap de churrasco grego. Outro prato do cotidiano das mesas turcas é a suculenta pata de carneiro envolta em tiras de berinjela cozida.

O Köfte, feito com bolinhas de carne acompanhado por salada e pão pita (presente nas mais diversas entradas e refeições) também é muito apreciado. A pizza turca, chamada de pide também é bastante popular e saborosa. Ela é preparada com massa de pão pide – a mais tradicional é feita com queijo, tomate, ovo, azeitona e pimenta.

Entre as sobremesas os doces turcos são inevitáveis. É o caso do dondurma (sorvete), o lokum e o baklava (massa folhada recheada com pistache, nozes e castanhas).

Para beber, cerveja, vinho e o raki, bebida típica do país. O chá e o café turco (servido com a borra) também são muito apreciados. Suco de romã também é uma boa pedida.

Baladas agitadas e bons restaurantes

Mas não pense que Istambul vive apenas das antigas heranças culturais do Império Otomano. Quando o sol se põe e a noite chega, um mundo de atrações tem início por todas as partes da cidade.

As baladas mais agitadas estão no bairro de Taksim. Aliás, vale destacar que, é justamente nessa mesma região que estão badalados bares e restaurantes.

E, acreditem, tem de tudo um pouco. Para os mais variados gostos e bolsos. Então é um ótimo point. Basta caminhar pela rua principal do bairro – Istiklal Street – para se deparar com casas tocando música eletrônica. Por lá só fica parado quem quiser!

Foto  acima de arquivo pessoal e do destaque Pixabay

.

Matérias relacionadas:

Dividida entre o Ocidente e o Oriente, Istambul tem tudo para agradar

Istambul e seus principais pontos turísticos

Sair da versão mobile