Ícone do site Travelpedia

Receita de domingo: Madrileño com sorvete de café

Domingo é o dia oficial não só das nossas receitas, mas de dar aquela fugidinha da dieta e “jacar” sem culpa. Sendo assim, aproveitando que ontem, 23/09, foi Dia do Sorvete, separamos para hoje uma delícia assinada pelo chef Ary Jr., do restaurante Champagne, do hotel Slaviero Conceptual Brut, em Balneário Camboriú: Madrileño com sorvete de café: um doce para adoçar o dia, confira!

Para o Madrileño:

Compre um rolo de massa folhada congelada de boa qualidade, corte retângulos de 3X8 cm, coloque em uma assadeira e asse conforme as informações contidas na embalagem da massa.

Utilize 3 retângulos de massa para cada madrileño, encha um saco de confeitar com um bico pitanga médio e faça pingos sobre dois retângulos de massa montando em camadas, polvilhe açúcar de confeiteiro para servir.

Adicione uma bola de sorvete de café especial e Amarula (receita abaixo). Decore o madrileño com caldas variadas e mini suspiros e bom apetite!

Sorvete de café especial

INGREDIENTES

1 kg de creme de leite
• 500g cream cheese
• 1 L de leite
• 300g de açúcar
• 24 unidades de gemas
• 150ml de Amarula
• 150ml de café especial coado (frio/bem forte)
• 40g de Emustab liga neutra

MODO DE PREPARO

1. Leve o creme de leite, o cream cheese e o leite ao fogo em uma panela até levantar fervura. Retire do fogo.

2. Leve a batedeira o açúcar e as gemas, batendo bem até ficar espumoso e branco, adicione, o café e a Amarula, junte a calda fervida com o creme de leite e cream cheese.

3. Volte ao fogão e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre para não talhar, até engrossar. Retire do fogo e coloque em um recipiente de plástico com tampa ou vede com plástico filme, deixe esfriar e leve ao freezer até congelar.

4. Após isto, retire do freezer, deixe descansar por 20 minutos em temperatura ambiente, adicione o emustab e bata na batedeira por cerca de 15 minutos, até que fique com aspecto de creme fofo.

5. Leve novamente ao congelador por 3 horas e volte a bater até ficar cremoso, repita o processo de retirar do freezer e bater mais duas vezes, deixe congelar e está pronto. Rende 2,5 kg de sorvete.

Foto: Divulgação/ © Slaviero via Lucia Paes de Barros
Sair da versão mobile