A quarta edição da Peru Week está ainda melhor este ano. São 104 empresas brasileiras participantes da campanha de promoção do turismo e gastronomia que começa hoje, dia 27 de outubro, e segue até 10 de novembro, em todo o Brasil. Durante 15 dias, 68 empresas de turismo vão oferecer cerca de 140 ofertas de viagens ao Peru, incluindo passagens aéreas para Lima com valores promocionais da companhia aérea Avianca. Além das viagens, 35 restaurantes especializados em gastronomia peruana oferecem menus a preços especiais.
A promoção é válida para todo o país mas os restaurantes e agências de turismo estão localizados em 24 cidades de 17 estados: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Caxias do Sul (RS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Goiânia (GO), Guarujá (SP), Londrina (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP), Valinhos (SP) e Vitória (ES).
Há pacotes de viagens para Lima, Ica (Nazca e Paracas), Arequipa (Colca), Cusco (Vale Sagrado e Machu Picchu), Puno (Uros e Taquile), La Libertad, Lambayeque e outras cidades peruanas. Os valores variam de US$ 309 a US$ 4.866 com passagens aéreas incluídas. Os bilhetes aéreos promocionais são para saídas de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo com preços entre US$ 226 e US$ 249.
Os sabores da premiada culinária peruana
Antes de partir para as férias no Peru, nada melhor que saborear os melhores pratos da premiada culinária peruana. Os valores variam de R$ 42 a R$ 117 para menu completo – um drinque de Pisco, entrada, prato principal e sobremesa. A lista completa das empresas participantes, suas respectivas ofertas de viagens e menus gastronômicos, valores e contatos está no site da Peru Week 2016.
O consagrado chef peruano, Renzo Garibaldi, está no Brasil para o lançamento da Peru Week 2016. Ele transformou sua paixão por carnes em um ofício, estudando por três anos com os melhores do ramo nos Estados Unidos e na França, antes de abrir seu próprio restaurante, o OSSO Carniceria e Salumeria, localizado em Lima, que, atualmente, figura entre os 50 melhores da América Latina. O cardápio do evento de lançamento da Peru Week, em São Paulo, leva a sua assinatura.
A trajetória de Renzo começou em 2010, quando ele e sua esposa, Andrea, viajaram a São Francisco e descobriram lá o mundo da carniceira sustentável. O chef conta que foi amor à primeira vista, ou melhor, ao primeiro corte, quando a esposa o inscreveu em uma aula com o maestro carniceiro Ryan Farr. Desse dia em diante não tirou mais a faca da mão e seguiu aperfeiçoando essa nova paixão até transformá-la em uma habilidade. No caminho ao aperfeiçoamento, seguiu estudando e praticando na Califórnia, com Taylor Boettiche (do Fatted Calf Charcuteria), seguiu para a França, passando pela Granja Baradieu, e concluiu seus estudos trabalhando com Joshua e Jessica Applestone, na Fleisher’s, a carniceria artesanal mais importante dos EUA.
Inaugurado em 2013, o OSSO nasce como uma espécie de empório com cortes especializados de carne maturada e a proposta de oferecer produtos artesanais com rastreabilidade, qualidade e respeito pela matéria prima. Mas tudo começou informalmente, apenas com uma mesa grande nos fundos da loja onde o chef e sua esposa recebiam os amigos. A notícia de que a comida era boa foi se espalhando até que eles começaram a receber reservas. Ampliaram o espaço, colocaram mais mesas e abriram as portas ao público.
A 4ª Peru Week é promovida pela Promperú (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) e o Escritório Comercial do Peru no Brasil.
Informações: peruweek.com.br
Fotos: Enrique Castro-Mendvil/Promperú/divulgação