Ícone do site Travelpedia

Ragu de rabada com polenta

RECEITA DO DOMINGO – O ragu de rabada é um dos pratos mais populares do país. Feita com peça de rabo bovino, é famosa por ser uma carne rígida e que requer extenso tempo de preparo. Para agradar os paladares mais exigentes e garantir uma refeição especial, a receita precisa combinar os ingredientes corretos.

A chef de cozinha e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, explica que é possível encontrar diversas versões da receita, desde as mais elaboradas até as mais simples.

“A rabada é uma refeição muito saborosa e econômica. A escolha dos itens que vão compor a preparação faz toda a diferença. Nessa receita, o molho de tomate confere o gosto umami, auxiliando na deglutição e na melhor aceitação do prato”, explica Lisiane, referindo-se ao quinto gosto do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda.

Confira o passo a passo e bom apetite!

Ragu de rabada com polenta

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1h10
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
  1. Primeiramente, em uma panela de pressão, coloque duas colheres de sopa de óleo, a cebola, a carne, uma colher de chá de sal e o louro.
  2. Refogue em fogo alto por 15 minutos, ou até começar a dourar.
  3. Junte duas colheres e meia (chá) da água (500 ml) e deixe cozinhar, em fogo médio, por 40 minutos após o início da fervura.
  4. Retire do fogo e espere a pressão ceder para abrir a panela.
  5. Coe o caldo, reservando-o em outra panela e desfie a carne com o auxílio de um garfo.
  6. Ainda na panela de pressão, coloque o óleo restante, o tomate, o alho, a salsa e a carne desfiada.
  7. Refogue por aproximadamente 5 minutos, ou até o tomate começar a desmanchar. Retire do fogo e reserve aquecido.
  8. Na panela com o caldo da carne reservado, coloque a água e o sal restantes, o fubá, e leve ao fogo médio até ferver.
  9. Cozinhe, sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até encorpar.
  10. Por fim, retire do fogo e sirva com o ragu de rabada.

Conheça o umami

Umami é o quinto gosto básico do paladar humano. Descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda, foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas.

O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

Para saber mais, acesse o Portal Umami .

Foto: Comitê Umami /divulgação via Agência Race
Sair da versão mobile