O chef e sommelier de cervejas Guilherme De Rosso, proprietário do Boteco Simples Assim e supervisor do curso de Beer Sommelier do Centro Europeu, ambos de Curitiba (PR), preparou uma releitura de ceviche preparada com uma cerveja do estilo Gose: Ceviche Gose. A receita é uma ótima opção para os dias quentes. Confira!
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 5 porções
.
Leite de tigre:
- Suco de 2 laranjas
- 40 g de cebola cortada em brunoise
- 2g de gengibre moagem
- 355 ml de cerveja estilo Gose (nesse preparo foi a Jabutigose, da Way Beer)
- 100 ml de suco de limão Taiti
- Sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo: O preparo do leite de tigre é super simples, basta misturar os ingredientes e depois ir ajustando o sal à gosto.
Ceviche:
- 1 kg de filé de tilápia sem espinhos cortado em tiras
- 1 cebola roxa grande cortada julienne finamente
- Pimenta dedo de moça sem semente cortada julienne a gosto
- Pimenta chilli à gosto
- Sal Marinho a gosto
- 200g de batata doce roxa
- Açúcar cristal
- 1unidade de banana da terra verde
- Folhas de coentro a gosto
Modo de preparo: Cozinhe a batata roxa até que ela fique macia e reserve. Com a ajuda de um fatiador, corte a banana fina longitudinalmente e frite em óleo quente até ficar crocante, reserve. Corte a batata em rodelas, salpique um pouco de açúcar e com um maçarico deixe o açúcar caramelizar.
Caso não tenha um maçarico, esse processo pode ser feito em uma panela. É só colocar o açúcar, deixar caramelizar e colocar em cima das batatas. Num bowl, coloque o restante dos ingredientes e o peixe deixando marinar no leite de tigre entre 15 e 30 minutos. Em um prato, coloque as batatas caramelizadas, a marinada e finalize com o coentro e a banana crocante.
Sobre a cerveja estilo Gose: Uma cerveja que nasceu em 1332, na cidade de Goslar e recebeu o nome do rio da cidade, que era levemente salgado devido ao acúmulo de sais minerais no rio. A cerveja, segundo a tradicional receita, leva coentro e sal, e além da levedura de alta fermentação também tem a adição de bactérias lácticas. É uma cerveja refrescante, levemente salgada e azeda.
O estilo quase desapareceu, mas graças a um cervejeiro alemão encontrou a antiga receita e a trouxe de volta ao cenário cervejeiro. No Brasil, algumas cervejarias já trabalham com o estilo, adicionando frutas e outros ingredientes típicos brasileiros à receita. É uma cerveja perfeita para harmonizações refrescantes, com frutos do mar, saladas e pratos leves.